A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PERSONAGEM LOURENÇA NA OBRA CAIS DA SAGRAÇÃO DE JOSUÉ MONTELLO
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n8-300Palavras-chave:
Cais da Sagração, Construção da Identidade, LourençaResumo
O presente trabalho apresenta uma análise a respeito da construção da identidade da personagem Lourença pertencente a obra Cais da Sagração de Josué Montello, uma obra que se encaixa na Literatura Maranhense. A escolha desse tema para se trabalhar deu-se através de leituras e releituras da obra em questão, ao longo das leituras percebeu-se o comportamento submisso dessa personagem em toda a trama em relação ao seu Marido (Mestre Severino), um barqueiro. Esta moça tinha atitudes e agia de tal forma a chamar a atenção do leitor para seus comportamentos humilhantes, onde ela mesma se sentia muito bem realizando-os, isto acontecia por conta do amor que ela sentia por seu marido e pela gratidão que ela tinha por ele por conta dele a ter tirado da casa de seu pai, lugar onde ela sofria muito. O objetivo dessa pesquisa é descobrir e analisar quais fatores fizeram parte da construção da identidade dessa personagem e assim desvendar o que fez com que ela se tornasse esse ser submisso e sólido capaz de sacrificar sua felicidade para ver seu marido feliz, ou seja ela, para ela o que importava era ver a satisfação de seu marido nem que para isso lhe custasse sua infelicidade. Para realização desta pesquisa foram utilizados estudos de artigos, livros e referencias teóricas de fundamental importância para tornar o trabalho mais científico. Contudo nesta análise estarão todas as respostas possíveis para os questionamentos levantados a respeito do tema escolhido para ser discutido e analisado.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. Segundo Sexo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2017. BOSI, Alfredo. História da literatura brasileira. 52ª ed. São Paulo: Cultrix, 2017.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
MONTELLO, Josué. Cais da Sagração: romance. 9ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MORAIS, Jomar. Apontamentos de Literatura Maranhense: Uma abordagem contextual que leva em conta os fatores políticos, sociais e econômicos. 3ª ed. São Luís- Maranhão: Edições Sioge, 1979.
VERÍSSIMO, José. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves & Cia, 1916.
CÂNDIDO, Antônio. Iniciação à Literatura Brasileira: Resumo para principiantes. 3ª ed. São Paulo: Humanistas, 1999.
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. Disponível em:
http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/N3RULeGGRNSxsmJ_20 14-4-16-21-35-4.pdf. Acesso em 10 de Junho de 2020.
A IDENTIDADE DO INDIVÍDUO E SUA CONSTRUÇÃO NAS RELAÇÕES
SOCIAIS: Pressupostos teóricos. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/22367-39263-1-SM%20(3).pdf. Acesso em 10 de Junho de 2020.
AS MULHERES BRASILEIRAS DO SÉCULO XIX. Disponível em:
http://legpv.ufes.br/sites/legpv.ufes.br/files/field/anexo/karolina_dias_da_cunha.pdf. Acesso em 12 de Junho de 2025.
CERQUEIRA, Larissa Agostini. As contribuições do Modernismo para a Literatura e a Crítica Brasileiras. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/3508-9827-1-PB.pdf. Acesso em 10 de Outubro de 2025.
FORMAÇÃO E PERSONALIDADE: Conceitos e Orientações. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/diverpsi/arquivos/formacao-e-personalidade-conceitos-e- orientacoes.pdf. Acesso em 10 de Agosto de 2025.
GRATIDÃO: Um estudo longitudinal sobre o impacto pessoal e relacional. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3050/1/ulfp037537_tm.pdf. Acesso em 15 de Julho de 2025.
BIOGRAFIA DE JOSUÉ MONTELLO. Disponível em:
http://www.biblio.com.br/conteudo/biografias/josuemontello.htm. Acesso em 16 de Agosto de 2025.
MULHERES MACHADIANAS: Submissão e resistência. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/sepexle/anais/17.pdf. Acesso em 16 de Agosto de 2025.