NEOCONSTITUCIONALISMO E A ASCENSÃO DE UMA CORTE SUPERPODEROSA: ELEMENTOS POSSÍVEIS PARA AUMENTAR A QUALIDADE DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Fábio Rosa Neto Autor/a
  • Gabriel Rodrigo de Sousa Autor/a
  • Leonardo Machado Acosta Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-102

Palabras clave:

Constitucionalismo, Democracia, Supremacia Judicial

Resumen

A evolução do constitucionalismo, desde sua concepção mais antiga – em que pese o Estado ainda não democrático - até a ascensão do que se decidiu denominar neoconstitucionalismo, frequentemente presente nas democracias contemporâneas, ainda que com um denominador em comum, a limitação do poder político, passou por diversas alterações, dentre elas o alargamento do rol de direitos e garantias fundamentais – muita das vezes na figura de cláusulas abertas que necessitam interpretação –, o protagonismo dos juízes como protetor dos direitos fundamentais e o exercício da guarda da Constituição pelas Cortes Constitucionais. Todavia, o que naturalmente parecia se adaptar melhor as demandas democráticas pela necessidade de concretização de direitos individuais e sociais, principalmente no cenário pós segunda guerra mundial, passou a ser alvo frequente de correntes críticas que defendiam o processo majoritário e representativo como essencial ao reconhecimento da democracia. Diante desta dicotomia, dificulta-se a compreensão do que deveria ser considerado um Estado contemporâneo efetivamente democrático, principalmente no que concerne ao Brasil em que o Supremo Tribunal Federal mostra-se em uma posição de superpoder face ao Legislativo e ao Executivo, razão pela qual, o presente estudo – realizado por meio de pesquisa bibliográfica – dedica-se a estas discussões sob a hipótese de que não se deve haver uma rotulação de democracia que exclui modelos diferentes, propondo-se a busca pela melhoria da qualidade da democracia, a partir do caso brasileiro, pela inserção de alguns elementos presentes em outras concepções de democracia, pensadas pela academia constitucional ou utilizadas em outros Estados nacionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-05-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ROSA NETO, Fábio; DE SOUSA, Gabriel Rodrigo; ACOSTA, Leonardo Machado. NEOCONSTITUCIONALISMO E A ASCENSÃO DE UMA CORTE SUPERPODEROSA: ELEMENTOS POSSÍVEIS PARA AUMENTAR A QUALIDADE DEMOCRÁTICA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 22597–22619, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-102. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4906. Acesso em: 5 dec. 2025.