ANÁLISE E ORIENTAÇÕES SOBRE A QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM BEBEDOUROS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CABEDELO, PB

Autores

  • Lucas Vitor Pereira da Costa Silva Autor
  • Anderson de Oliveira Gomes Ferreira Autor
  • Auranielly Maria Albuquerque da Silva Autor
  • Luiz Antonio de Araújo Neto Autor
  • Gabriela Cunha Borges Autor
  • Isabela Oliveira do Nascimento Autor
  • Maurivan Celestino de Oliveira Silva Junior Autor
  • Leonor Alves de Oliveira da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n3-002

Palavras-chave:

Água, Microbiologia, Escola, Infância

Resumo

A água é um recurso indispensável para a sobrevivência humana, todavia uma água contaminada por patógenos pode comprometer a saúde humana, principalmente a do público infantil. Assim, esse trabalho, o qual é vinculado a um projeto de extensão, propôs a realização da análise da qualidade bacteriológica (coliformes totais, termotolerantes e bactérias heterotróficas) e físico-química (pH) da água de bebedouros de 8 (oito) escolas de Cabedelo, PB, com o objetivo de garantir o bem-estar infantil. Os métodos utilizados foram a técnica dos tubos múltiplos para os coliformes, a técnica de contagem padrão em placa por Pour Plante para as bactérias heterotróficas e pHmetria com pHmetro AK90, sendo os resultados interpretados de acordo com a Legislação brasileira. Das 8 (oito) amostras analisadas, todas estavam dentro dos parâmetros quanto ao pH (pH 6 a 9) e aos coliformes termotolerantes (indicadores de contaminação fecal), entretanto 50% (n=4) positivaram para coliformes totais (indicadores da eficiência do tratamento) e 75% (n=6) para bactérias heterotróficas (indicadores da qualidade geral da água). Esses dados revelam que os alunos de 50% das escolas do estudo estavam ingerindo água imprópria para consumo, uma fonte potencial de patógenos, o que foi resolvido após a conscientização dos gestores segundo análises posteriores. Conclui-se, portanto, que os resultados obtidos configuram um sério problema que pode afetar drasticamente a saúde do público infantil, sendo necessário a tomada de medidas resolutivas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-03-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Lucas Vitor Pereira da Costa; FERREIRA, Anderson de Oliveira Gomes; DA SILVA, Auranielly Maria Albuquerque; DE ARAÚJO NETO, Luiz Antonio; BORGES, Gabriela Cunha; DO NASCIMENTO, Isabela Oliveira; SILVA JUNIOR, Maurivan Celestino de Oliveira; DA SILVA, Leonor Alves de Oliveira. ANÁLISE E ORIENTAÇÕES SOBRE A QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM BEBEDOUROS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CABEDELO, PB. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 3, p. 10156–10163, 2025. DOI: 10.56238/arev7n3-002. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3628. Acesso em: 9 dez. 2025.