AMBIENTE DE TRABALHO E CONDICIONANTES DE SAÚDE MENTAL NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Valter Gomes Autor
  • Agnaldo José Lopes Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-082

Palavras-chave:

Saúde Ocupacional, Saúde Mental, Técnico-Administrativos em Educação

Resumo

Este estudo investigou a importância dos serviços de saúde ocupacional e políticas públicas no desempenho dos servidores técnico-administrativos nas universidades federais. O foco foi a análise dos afastamentos por motivo licença para tratamento de saúde por Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição, para transtornos mentais e comportamentais. Uma discussão sobre a saúde mental e as condições de trabalho impactando a produtividade e o bem-estar desses profissionais técnico-administrativos em educação (TAE). Realizou-se um estudo transversal, documental e retrospectivo utilizando dados dos afastamentos por licença para tratamento de saúde dos servidores TAE da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, acessados através da plataforma do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Concluímos que o impacto negativo da pandemia na saúde mental dos servidores, com um aumento significativo de transtornos como ansiedade e depressão. A pesquisa reforça a necessidade de intensificar as iniciativas de saúde mental no setor público, incluindo programas de prevenção e tratamento. Tais políticas se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Valter; LOPES, Agnaldo José. AMBIENTE DE TRABALHO E CONDICIONANTES DE SAÚDE MENTAL NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 12295–12309, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-082. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2005. Acesso em: 5 dez. 2025.