INSTRUMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DE OBJETOS DE CONHECIMENTO EM DOCUMENTOS CURRICULARES: UM CONTRIBUTO EM CONTEXTOS DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS DE FIM DE CURSO DE LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE DO NAMIBE-ANGOLA

Autores

  • João Mundo Tomás Mapia Autor
  • José da Silva Alfredo de Musholovela Autor
  • Júlia Goreth Cafivela Kamati Autor
  • Paulo Chingue Zacarias Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev8n1-112

Palavras-chave:

Análise Crítica, Documentos Curriculares, Objetos Matemáticos, TFC

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de desenvolver e validar um instrumento metodológico para a análise crítica de objetos de conhecimento presentes em documentos curriculares, particularmente no curso de licenciatura em Ensino da Matemática, em contextos de avaliação de Trabalhos de Fim de Curso (TFCs), a nível da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades.  A investigação seguiu abordagem qualitativa, de carácter exploratória e de revisão bibliográfica, articulando referenciais nacionais e internacionais. A revisão bibliográfica evidenciou que a construção deste instrumento não é única, pois depende dos diferentes fundamentos teóricos considerados, os quais definem as dimensões e respectivos indicadores a serem analisados. Como resultado, foi concebido um instrumento com base em fundamentos epistemológicos, pedagógicos e político-sociocultural, cuja a coerência teórica, aplicabilidade prática e potencial formativo do instrumento, permite subsidiar a elaboração de Trabalhos de Fim Curso (TFC) na formação inicial de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.

ANGOLA. Constituição da República de Angola. Luanda: Imprensa Nacional, 2010.

ANGOLA. Decreto Presidencial n.º 193/18, de 10 de Agosto . Aprova as Normas Curriculares Gerais dos Cursos de Graduação do Subsistema de Ensino Superior. Diário da República, Luanda, 2018.

ANGOLA. Lei n.º 17/16, de 7 de outubro – Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Luanda: Imprensa Nacional, 2016.

Angola. Decreto Presidencial n.º 257/25, de 3 de Dezembro, Luanda,2025

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva . Lisboa: Plátano, 2003.AUGUSTA, D. O currículo de matemática do III nível do ensino de base regular da República de Angola: um estudo sobre a sua contemporaneidade (Tese de Mestrado). Universidade de Lisboa, 2004.

BITTENCOURT, I. I. Dimensões sociopolíticas e inclusivas no currículo escolar. São Paulo: Cortez, 2008.

CELLARD, A. A análise documental na pesquisa educacional: procedimentos e desafios. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

DIAS SOBRINHO, J. Documentos normativos e política educacional. Porto: Porto Editora, 2003.

FRANÇA CHRISTEL, O. A. G. Componente curricular Matemática na BNCC: Uma análise crítica. Revista Científica FESA, 2024.

HOUSSAYE, J. A prática pedagógica como objeto de reflexão. Paris: PUF, 1992.

INIDE – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação. Currículo do Ensino Primário. Luanda: INIDE, 2019.

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE CABINDA. Plano Curricular e Desenvolvimento de Competências na Educação Angolana (Documento institucional). 2025.

JULIÃO, R. Leitura crítica do currículo nacional: inclusão, representatividade e saberes africanos. Luanda: Edições ISCED, 2019.

KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. Research on curriculum resources in mathematics education: A survey of the field. ZDM – Mathematics Education, v. 56, p. 223–237, 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MINED – Ministério da Educação. Política Educativa Nacional. Luanda: MINED, 2014.

MUMBA, A.; HUNTER, L. Análise de livros didáticos de física em Angola: clareza e atualização científica. Luanda: Universidade Agostinho Neto, 2021.

PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2005.

PAIVA, L. Avaliação crítica de programas de matemática na 1ª classe em Angola. Luanda: ISCED, 2020.

POSNER, G. J. Analyzing the curriculum. New York: McGraw-Hill, 1995.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, C.; SILVA, R. Articulação entr e conteúdos matemáticos e práticas pedagógicas em Angola. Luanda: Edições ISCED, 2021.

SILVA, M. Referenciais sociolinguísticos e análise de materiais didáticos em Angola. Luanda: ISCED, 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

STUFFLEBEAM, D. L. The CIPP model for evaluation. In: KELLAGHAN, T.; STUFFLEBEAM, D. L. (Eds.). International handbook of educational evaluation. Dordrecht: Springer, 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2002, 2014.

TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974.

VILLANUEVA, A. Análise crítica de livros de Matemática: critérios de adequação curricular e clareza conceitual. México: UNAM, 2019.

ANGOLA. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Lei n° 32/20, de 12 de Agosto de 2020;

Decreto Presidencial n.º 193/18 de 10 de Agosto estabelece as Normas Curriculares Gerais do Subsistema de Ensino Superior;

Decreto Presidencial n.º 257/25, de 3 de Dezembro de 2025, que regula à atribuição de graus e títulos académicos.

Downloads

Publicado

2026-01-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAPIA, João Mundo Tomás; DE MUSHOLOVELA, José da Silva Alfredo; KAMATI, Júlia Goreth Cafivela; ZACARIAS, Paulo Chingue. INSTRUMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DE OBJETOS DE CONHECIMENTO EM DOCUMENTOS CURRICULARES: UM CONTRIBUTO EM CONTEXTOS DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS DE FIM DE CURSO DE LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE DO NAMIBE-ANGOLA. ARACÊ , [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11842, 2026. DOI: 10.56238/arev8n1-112. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/11842. Acesso em: 18 jan. 2026.