DIÁLOGO ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Wagner Gomes Barroso Abrantes Autor
  • Bruno Botelho Costa Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev8n1-104

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, História da Matemática, Filosofia da Matemática, Pensamento Matemático, Pensamento Filosófico

Resumo

Dentro de uma percepção de que a interdisciplinaridade permite ao aluno mobilizar conhecimentos de duas ou mais disciplinas para uma visão mais ampla e crítica sobre uma determinada temática e a partir do entendimento de que as histórias da Matemática e da Filosofia estão intimamente relacionadas, o presente trabalho traz em um relato de experiência de uma atividade interdisciplinar proposta que consiste em uma tarefa aplicada a alunos do Ensino Médio. A atividade foi iniciada com a divisão da turma em cinco grupos de quatro pessoas e um grupo de três pessoas. Com os grupos formados, foi disponibilizada uma lista com aproximadamente cem pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática e Filosofia, desde o período pré-socrático até a era moderna. Os grupos deveriam escolher um pensador cada e apresentar um trabalho oral (de dez minutos) e escrito (de duas laudas) que trouxesse o contexto histórico no qual o pensador estava inserido, suas contribuições para ambas as áreas do conhecimento e a relação entre o pensamento filosófico e o pensamento matemático. Ao final de cada apresentação, os professores fizeram contribuições aos trabalhos, questionaram os membros do grupo apresentador e abriram para perguntas da turma. Dentre os resultados obtidos, pode-se citar a desconstrução do pensamento de que disciplinas das ciências humanas não possuem qualquer relação com disciplinas das ciências exatas, a compreensão de que o desenvolvimento da Matemática está relacionado ao contexto histórico e filosófico de cada época e o entendimento do distanciamento dessas duas disciplinas com o passar dos anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol. 2 - Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

FLOOD, Raymond; WILSON, Robin. A história dos grandes matemáticos: as descobertas e a propagação do conhecimento através das vidas dos grandes matemáticos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2013.

RIO DE JANEIRO. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: IFRJ, 2022.

SOUZA, Felipe da Silva. Uma proposta de tarefa de Matemática e Geografia para o Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2021.

Downloads

Publicado

2026-01-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ABRANTES, Wagner Gomes Barroso; COSTA, Bruno Botelho. DIÁLOGO ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. ARACÊ , [S. l.], v. 8, n. 1, p. e11826, 2026. DOI: 10.56238/arev8n1-104. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/11826. Acesso em: 18 jan. 2026.