DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES: INTEGRANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Ilone Cristina Bellini Autor
  • Teresina Funez Garbossa Autor
  • Emanuelli Renosto Autor
  • Neivair Funez Autor
  • José Amauri Siqueira da Silva Autor
  • Francy Rodrigues Guia Nyamien Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n12-308

Palavras-chave:

Ensino Matemática, Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de matemática voltada para alunos do 4ºano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de enfrentar as dificuldades na aprendizagem das quatro operações matemáticas. O trabalho foi aplicado em uma turma, com 28 alunos, com a integração do Pensamento Computacional às práticas pedagógicas, de modo a desenvolver o raciocínio lógico e a autonomia dos estudantes. A importância de se realizar a temática está vinculada à necessidade de estratégias inovadoras que promovam uma aprendizagem significativa e inclusiva. Fundamenta – se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores como Braslavsky (2005) e Wing (2006), que discutem a importância de habilidades computacionais no contexto escolar. A pesquisa segue abordagem qualitativa, com metodologia de estudo de caso, por meio da implementação prática em uma escola pública. Os resultados indicaram avanços na compreensão das operações básicas e maior engajamento dos alunos. Conclui-se que o uso do pensamento computacional contribui positivamente para o processo de ensino aprendizagem em Matemática nos anos iniciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: (ligação indisponível). Acesso em: 20 jun. 2025.

BRASLAVSKY, Cecilia. Currículo e aprendizagem: novos enfoques. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SILVA, Leonardo Cintra Lopes da. A relação do Pensamento Computacional com o ensino de Matemática na Educação Básica. 2019.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WING, Jeannette. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006. Disponível em: (ligação indisponível). Acesso em: 20 jun. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 set. 2025.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BELLINI, Ilone Cristina; GARBOSSA, Teresina Funez; RENOSTO, Emanuelli; FUNEZ, Neivair; DA SILVA, José Amauri Siqueira; NYAMIEN, Francy Rodrigues Guia. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES: INTEGRANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 12, p. e11458, 2025. DOI: 10.56238/arev7n12-308. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/11458. Acesso em: 22 jan. 2026.