MAPA DAS FESTAS DO CATOLICISMO POPULAR EM MORRINHOS/GO
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n11-223Palavras-chave:
Mapa, Catolicismo Popular, Festas, Inventário CulturalResumo
Essa pesquisa buscou lançar o olhar sobre as festas do catolicismo popular no município de Morrinhos/GO, campo e cidade, de forma a mapear seus aspectos do Catolicismo Popular (CHARTIER, 1995), e de modo a compreender as suas formas de manifestação e sua inserção no contexto cultural da atualidade (GREENFELD, 1998). Com a proposta do resgate das manifestações culturais dos mais velhos para os novos, as Festas surgem como patrimônio cultural de um povo (REIS, 2019; SIMÃO, 2010). Com a reafirmação de uma identidade local e nacional, podem configurar como agrupador de múltiplos elementos: musicais, cênicos, sacros, devocionais, de fé e etc. Tem-se como objetivo um inventário das Festas do Catolicismo Popular na cidade de Morrinhos/GO, verificando as dinâmicas presentes nos aspectos da memória coletiva (HALBWACHS, 2013), identidade (BRANDÃO, 1992) e patrimônio (SIMÃO, 2010). A coleta de dados foi feita por mieo de pesquisas e sistematização de um calendário já existente, para uma Cartografia dessas festas. Como produto resultante, foi desenvolvido um mapa-inventário das festas do catolicismo popular em Morrinhos/GO, num acervo virtual que comporte um mapa das festas populares para todo o estado de Goiás. A proposta de um acervo virtual está assentada na perspectiva dos usos das tecnologias digitais para fins de preservação e difusão patrimonial (IPHAN, 2016) no contexto goiano.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Crença e Identidade: campo religioso e mudança cultural. In: SANCHIS, Pierre. Catolicismo: unidade religiosa e pluralismo cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memória do Sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Paulinas, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memória do Sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Paulinas, 1984.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. 2.ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, R. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, 1995.
DROYSEN, Johann Gustav. Manual de Teoria da História. Petrópolis: Vozes, 2009.
GREENFELD, Liah. Nacionalismo: Cinco Caminhos para a Modernidade. Tradução: João Anapaz Álvares. Sintra: Publicações Europa-América Lda, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013.
HARLEY, J. B. A nova natureza dos mapas: ensaios sobre a história da cartografia. São Paulo: EDUSP, 2002.
HUNT, LYNN. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
IPHAN. Educação Patrimonial: inventários participativos. Manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sônia Regina Rampim Florêncio et al (Texto). Brasília-DF, 2016.
MACHADO, José Henrique Rodrigues. Devoção e fé nas Folias em Morrinhos/GO: resisteência do Catolicismo Popular. Goiânia: Kelps, 2019.
MACHADO, José Henrique Rodrigues. As performances das Folias de Reis e suas clivagens no campo e na cidade no município de Morrinhos/Go. São Paulo: UICLAP, 2023.
MOITA LOPES, L.P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006.
PESSOA, Jadir de M. Saberes em festa: gestos de ensinar e aprender na cultura popular. Goiânia: Editora da UCG/Kelps, 2005.
REIS, Marina Gowert dos. Patrimônio Cultural Brasileiro na era digital: da digitalização de acervos à preservação participativa na internet. 181 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SIMÃO, L. de M. A documentação do patrimônio imaterial: desafios e perspectivas. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, nº 43, ago., 2010.