APLICABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv15n41-073Palavras-chave:
Gamificação, Tecnologia, EducaçãoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as experiências de aprendizagem interativas por meio da gamificação, avaliando seu impacto na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia envolveu a análise de casos práticos e a coleta de dados em ambientes educacionais que implementaram práticas gamificadas, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas envolvidas. Os resultados indicaram que a gamificação aumenta significativamente o engajamento dos estudantes, promove a colaboração e contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de melhorar a retenção de conteúdo. A análise dos dados revelou que, embora a gamificação ofereça muitos benefícios, sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa e adaptada às necessidades dos alunos, além da superação de desafios como a desigualdade no acesso à tecnologia. A conclusão enfatiza a importância da adoção dessas metodologias em larga escala, destacando que, ao transformar o ambiente de aprendizagem em uma experiência mais interativa e significativa, a gamificação pode ser uma ferramenta valiosa para modernizar a educação e atender às demandas do século XXI.