APLICABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Jakellyne Barros Santos Autor/a
  • Tayane Moura Martins Autor/a
  • Alinne Nauane Espíndola Braga Autor/a
  • Samara Kamila da Silva Santos Autor/a
  • Carlos Adriano Campana Autor/a
  • José Leônidas Alves do Nascimento Autor/a
  • Adriano Franzoni Wagner Autor/a
  • Alexandre Maslinkiewicz Autor/a
  • Lenilsa dos Santos Trindade Autor/a
  • Cleidiane Pereira Santos Aguiar Autor/a
  • Jessica Sabrinne Araújo Amaral Oliveira Autor/a
  • José Pereira Gaspar Filho Autor/a
  • Layane do Nascimento Lima Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv15n41-073

Palabras clave:

Gamificação, Tecnologia, Educação

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as experiências de aprendizagem interativas por meio da gamificação, avaliando seu impacto na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia envolveu a análise de casos práticos e a coleta de dados em ambientes educacionais que implementaram práticas gamificadas, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas envolvidas. Os resultados indicaram que a gamificação aumenta significativamente o engajamento dos estudantes, promove a colaboração e contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de melhorar a retenção de conteúdo. A análise dos dados revelou que, embora a gamificação ofereça muitos benefícios, sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa e adaptada às necessidades dos alunos, além da superação de desafios como a desigualdade no acesso à tecnologia. A conclusão enfatiza a importância da adoção dessas metodologias em larga escala, destacando que, ao transformar o ambiente de aprendizagem em uma experiência mais interativa e significativa, a gamificação pode ser uma ferramenta valiosa para modernizar a educação e atender às demandas do século XXI.

Publicado

2024-10-22