O PAPEL DA ENFERMAGEM NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Welberth Leandro Rabelo Pinto Author
  • Sélen Jaqueline Souza Ruas Author
  • Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro Author
  • Richard Rennan Soares Barbosa Author
  • Matheus Filipe Oliveira Rocha Author
  • Marly dos Santos Guimarães Pereira Author
  • Anna Paula Santos Freire Author
  • Henrique Andrade Barbosa Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/levv16n51-004

Palavras-chave:

Hanseníase, Enfermagem, Diagnóstico Precoce

Resumo

Objetivo: Analisar o impacto da atuação da enfermagem no diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação de pacientes com hanseníase, com foco na adesão ao tratamento e na qualidade de vida. Métodos: Conduziu-se um estudo de revisão integrativa da literatura por meio das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, a partir dos descritores específicos, recuperados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram incluídos artigos completos, disponíveis em português, inglês ou espanhol, que abordassem a temática proposta. Como critérios de exclusão, desconsideram-se cartas ao editor, artigos duplicados e aqueles que não tratavam diretamente do tema. Resultados: Observou-se que a atuação da enfermagem tem um impacto significativo na detecção precoce da hanseníase, favorecendo um tratamento mais eficaz e a redução de incapacidades. A adesão ao tratamento está diretamente relacionada à educação em saúde promovida pelos profissionais de enfermagem, que também desempenham um papel essencial na reabilitação e no suporte à qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: A assistência de enfermagem contribui diretamente para o diagnóstico precoce, o acompanhamento do tratamento e a reabilitação de pacientes com hanseníase. O fortalecimento das estratégias de enfermagem pode melhorar a adesão ao tratamento e reduzir os impactos da doença na vida dos indivíduos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

PERNAMBUCO, Marília Lopes et al. Hanseníase no Brasil: ainda mais negligenciada em tempos de pandemia do COVID–19?. Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 5, n. 1, p. 2-18, 2022.

LOPES, Fernanda de Castro et al. Hanseníase no contexto da Estratégia Saúde da Família em cenário endêmico do Maranhão: prevalência e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 5, p. 1805-1816, 2021.

COSTA, Helen Cristina Lima; DE MELO IRMÃO, José Jenivaldo; DE MELO, Andrea Gomes Santana. Hanseníase: epidemiologia e clínica em área de média endemicidade. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 8, n. 18, p. e081908-e081908, 2025.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

PIRES, Carla Andréa Avelar et al. Análise da ocorrência de reações adversas à poliquimioterapia no tratamento para hanseníase. Revista Eletrônica acervo saúde, v. 13, n. 2, p. e6233-e6233, 2021.

DE OLIVEIRA, Andressa Gonçalves; DE CAMARGO, Caio Cavassan. Hanseníase: conhecimentos teóricos e práticos de profissionais de enfermagem que atuam na atenção básica. Salusvita, v. 39, n. 4, p. 979-996, 2020.

GONÇALVES, Maxsuel Ferreira et al. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE HANSENÍASE. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 15, n. 3, 2023.

DIAS, Stefany Martins; CARRIJO, Marcos Vítor Nave; DE SOUZA CIOFFI, Andréia Correia. Conhecimento, atitude e prática de enfermeiros acerca da prevenção e tratamento da hanseníase na atenção primária. Revista Expressão Católica Saúde, v. 9, n. 1, p. 5-15, 2024.

DOS SANTOS, SARA J. et al. ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NO PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE NA ATENÇÃO BÁSICA.

MATOS, Fabiane Melquiades et al. Perfil clínico-epidemiológico da hanseníase no município de Coroatá-MA. Enfermagem Brasil, v. 22, n. 1, p. 6-19, 2023.

DA PENHA, Ana Alinne Gomes et al. Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no manejo dos pacientes com hanseníase. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 95, n. 36, 2021.

VIEIRA, Nayara Figueiredo et al. Avaliação da atenção primária: comparativo entre o desempenho global e as ações de hanseníase. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 9, 2019.

MARCIANO DE ARAUJO FERREIRA, Natalia et al. TEMPO PARA O DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE E SUA RELAÇÃO COM FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E CLÍNICOS. Ciencia, Cuidado e Saude, v. 19, 2020.

CERETTA, Débora Raquel et al. Grupo de educação em saúde como ferramenta de trabalho com agentes comunitários de saúde: prevenção da hanseníase. Revista de Enfermagem, v. 8, n. 8, p. 208-217, 2012.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

PINTO, Welberth Leandro Rabelo; RUAS, Sélen Jaqueline Souza; RIBEIRO, Claudia Danyella Alves Leão; BARBOSA, Richard Rennan Soares; ROCHA, Matheus Filipe Oliveira; PEREIRA, Marly dos Santos Guimarães; FREIRE, Anna Paula Santos; BARBOSA, Henrique Andrade. O PAPEL DA ENFERMAGEM NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. LUMEN ET VIRTUS, [S. l.], v. 16, n. 51, p. e7027, 2025. DOI: 10.56238/levv16n51-004. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/7027. Acesso em: 5 dez. 2025.