DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA TURMA I, NA ESCOLA MUNICIPAL DJANIRA NEVES DE LIMA
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n51-007Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo objetiva refletir sobre os desafios e as possibilidades da leitura e da escrita na Turma I, dos anos inicia do Ensino Fundamental da Escola Municipal Djanira Neves de Lima. Considerando alguns fatores importantes e relevantes na abordagem do contexto analisado, a presente pesquisa teve como objetivo geral incentivar a leitura e a escrita para que a criança possa compreender, interpretar, se desenvolver e se comunicar sem dificuldades, dando a possibilidade a novos caminhos no processo de ensino-aprendizagem. As temáticas em questão estão organizadas em cinco tópicos, seguindo a seguinte ordem: 1 – Considerações iniciais; 2 – Conceito de leitura e sua importância; 3 – A função da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 4 – O papel da família no processo de ensino-aprendizagem; 5 – A prática pedagógica em face da aprendizagem da leitura. A metodologia aplicada a esta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, cujas técnicas empregadas foram a pesquisa de campo e a observação direta.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 6 ago. 2019.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. htm. Acesso em: 2 jun. 2020.
FISCHER, Roger Steven. História da Leitura. São Paulo - SP: Editora Unesp, 2006. JALES, Carlos Alberto. Leitura: janela aberta para o mundo. João Pessoa: Ideia,1992.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: GEN Atlas, 2019.
KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/ view/242/196. Acesso em: 5 ago. 2019.
LAKTOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: GEN Atlas, 2021.
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Editora Sagra: DC Luzzatto. 1ª ed, 1996.
MELO, José Marques de. Os meios de comunicação de massa e o hábito da leitura: teoria e prática. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
NUNES, C. Novos estudos sobre Monteiro Lobato. Brasília: UNB, 1998.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. In: Anais doXVII Encontro Latino-americano de iniciação científica e XII Encontro Latino-americano de Pós-Graduação. São José dos Campos Universidade do Vale do Paraíba, 2004.