O FOMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA REVISTA UPAON-AÇU E O GRUPO DE PESQUISA A CIÊNCIA É POP
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n55-154Palavras-chave:
Educação e Inovação, Pesquisa Científica, Revista Científica no Ensino MédioResumo
Apresentamos nesta proposta de comunicação ações e contextos de uma prática inovadora na educação maranhense, resultando na Revista Upaon-Açu, uma publicação híbrida (impressa e digital) com periodicidade semestral alternada entre os formatos, criada no IEMA Pleno São Luís-Centro através de seu grupo de pesquisa A Ciência é Pop. Detalhamos as atividades que deram origem à revista e seu significado como manifesto pedagógico que alia o Ensino Médio à investigação científica, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento acadêmico. A Revista lançou sua primeira edição neste ano de 2025, composta por 11 artigos desenvolvidos por estudantes bolsistas do Programa ICJ/CNPq e seus professores-orientadores. O periódico possui material garantido para futuras edições, com artigos provenientes de medalhistas de eventos como a Olimpíada Literária do IEMA (OLIEMA), Olimpíada Moviema de Esporte, Feira Científica, Literária e Étnico-Racial (FECLIE) e Olimpíada Moviema de Robótica. Seu principal objetivo é consolidar um modelo replicável de atuação em pesquisa que une a busca de excelência de ensino e impacto social. A iniciativa é um reconhecimento do potencial científico da educação básica, que contou com o incentivo do CNPq, a dedicação dos professores-orientadores e, sobretudo, dos estudantes-pesquisadores, que comprovam que a ciência não é privilégio, mas direito de todos, reafirmando que a ciência pode se popularizar.
Downloads
Referências
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CNPq. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Disponível em: .
Grupo de Pesquisa a Ciência é Pop. Visualização: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2859144036330938, acesso em 13 de agosto de 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.