DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n55-152Palavras-chave:
População Idosa, Cidadania, DireitosResumo
Este trabalho aborda sobre a população idosa frente aos seus direitos no território brasileiro. Esta temática nos leva a uma problemática cotidiana no Brasil, e é fundamental a partir de estudos documentais e bibliográficos se buscar resposta para questões como: Quais os avanços e desafios quanto aos direitos dos idosos no Brasil? Este texto se justifica na importância de se fomentar o debate sobre a efetivação da cidadania e a qualidade de vida das pessoas idosas no território brasileiro. E quando se trata de um país com grandes contradições como o Brasil, onde se destacam as diferenças de renda, e as condições de acesso aos serviços prestados pelo Estado nas faixas etárias envelhecidas da população, a necessidade se torna ainda mais urgente. Como objetivos, a pesquisa visou descrever o quadro da realidade da população idosa no Brasil, tendo como referência as políticas públicas existentes, apresentando o processo histórico das mudanças que vêm ocorrendo no Brasil. O trabalho também tem por objetivo, apontar os avanços conquistados no que se refere à atenção a essa faixa da população, e analisar os desafios encontrados na garantia dos direitos da pessoa idosa, como um dever do Estado, e indicando por fim, possibilidades de melhorias do quadro no Brasil. Para isso foram empregados como procedimentos metodológicos uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática em foco. Após a coleta, leitura e análise do conteúdo encontrado, se evidenciou avanços quanto a legislação envolvendo os direitos da pessoa idosa, contudo, se faz necessário a implementação de medidas que façam com que os direitos dessa população sejam realmente garantidos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 1.395/GM. Política Nacional de Saúde do Idoso. Brasília: Ministério da Saúde, 1999.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.741. Estatuto do Idoso. Casa Civil. Brasília, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS: proposta de modelo de atenção integral. Ministério da Saúde: Brasília, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_cuidado_pessoa_idosa_sus.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 28 jan 2022.
DARDENGO, C.F. R; MAFRA, S. C.T. Os conceitos de velhice e envelhecimento ao longo do tempo: ou contradição ou adaptação. Revista de Ciências Humanas, vol. 18, n. 2, jul./dez. 2018
FREITAS, E. V; PY, L. Tratado de Geriatria e Gerontologia . 4. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan , 2016.
LOPES, M. J., ARAÙJO, J. L.; NASCIMENTO, E. G. C.. (2016, abril-junho). O envelhecimento e a qualidade de vida: a influência das experiências individuais. Revista Kairós Gerontologia, 19(2), pp. 181-199.
KANE, R.L. et al. Fundamentos de geriatria clínica. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
KALACHE, Alexandre; VERAS, Renato P.; RAMOS, Luiz Roberto. O envelhecimento da população mundial: um desafio novo. Revista de Saúde Pública, 21 (3), Jun 1987. Disponível: https://www.scielo.br/j/rsp/a/RRbSJj3PsLtCXyLPqzTJh6Q/?lang=pt Acesso: 15/06/2023.
LEMOS, Naira de Fátima Dutra et al. Interdisciplinaridade, saúde e gerontologia: Articulando saberes. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, [S.L.], p. 3-8, 2012. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/reces/article/view/35. Acesso em: 28 jan. 2022.
MIRANDA, Gabriella Morais Duarte; MENDES, Antônio da Cruz Gouveia; SILVA, Ana Lucia Andrade da. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, 2016; 19(3):507-519
MORAES, Edgar Nunes de. Processo de envelhecimento e bases da avaliação multidimensional do idoso. In: BORGES, Ana Paula Abreu; COIMBRA, Ângela Maria Castilho. (Org.). Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2008. cap. 6. p. 151-175, Disponível em: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_912998204.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) . Envelhecimento ativo:uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf. Acesso em: 28 jan 2022.
OPAS: Organização Panamericana de Saúde. Envelhecimento Saudável. Disponível: https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel. Acesso em: 12 fev 2023.
SANTOS, F. H; ANDRADE, V. M; BUENO, O. F. A. Envelhecimento: um processo multifatorial. Disponível: https://www.scielo.br/j/pe/a/FmvzytBwzYqPBv6x6sMzXFq/ Acesso: 12/03/2023.