ENTRE A PEDRA E A INSPIRAÇÃO: UM HOTEL CULTURAL VOLTADO A ARTE, AO TEMPO E A PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.56238/levv16n54-049Palavras-chave:
Turismo Sustentável, Arquitetura Vernacular, Cultura Regional, Ecoturismo, Desenvolvimento TerritorialResumo
Este estudo apresenta uma proposta inovadora de arquitetura para a instalação de um Hotel Cultural em Pedra Bonita, município localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Este estudo tem como objetivo elaborar um projeto de um estabelecimento cultural, formado por um hotel e galerias, que seja um espaço de valorização e reverência à cultura mineira, em suas diversas expressões, além de oferecer hospitalidade com identidade. Com cerca de 7 mil habitantes, a cidade se destaca por sua paisagem natural exuberante e pelas manifestações culturais tradicionais que fazem parte do seu patrimônio imaterial. A ideia é contribuir para o desenvolvimento sustentável da região ao valorizar o turismo ecológico e comunitário, promovendo inclusão social, geração de emprego e renda, além de preservar o meio ambiente. O projeto arquitetônico foi elaborado com princípios sustentáveis, adotando soluções passivas para o conforto térmico e utilizando materiais eco-friendly, como o Bloco de Terra Comprimida (BTC) e madeira proveniente de reflorestamento. O hotel será integrado à topografia local e oferecerá espaços voltados à vivência cultural, incluindo oficinas de saberes tradicionais, galerias de arte, gastronomia típica e ambientes que incentivem a convivência entre moradores e visitantes. A pesquisa apoia-se em autores que discutem o turismo como motor do desenvolvimento territorial e a arquitetura como ferramenta de preservação ambiental e identidade cultural. Dessa forma, o Hotel Cultural de Pedra Bonita busca ser um modelo replicável de turismo responsável, combinando tradição com inovação, cultura com natureza, sustentabilidade com sentimento de pertencimento.
Downloads
Referências
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 14. ed. São Paulo: SENAC, 2007.
BRASIL. Ministério do Turismo. Diretrizes para o Desenvolvimento do Tursmo Sustentável. 2010.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço e cultura: um debate geográfico. São Paulo: Contexto, 2013.
EMBRATUR. Ecoturismo no Brasil: oportunidades e desafios. Brasília, 2011.
FEIST, Wolfgang. Passive house design. Darmstadt: Passivhaus Institut, 2012.
GONÇALVES, Reinaldo Dias. Arquitetura sustentável: princípios e práticas. São Paulo: Contexto, 2005.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: Resultados preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2025.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados populacionais 2022.
LIMA, Rita de Cássia; FARIA, André Luiz. Tijolo de solo-cimento: produção e aplicabilidade na construção civil sustentável. In: Revista Matéria, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 112–124, 2014.
LIRA, José Tavares Correia de. Arquitetura e Inclusão: acessibilidade e direito à cidade. Recife: EdUFPE, 2018.
MIELKE, José. Turismo de base comunitária: uma estratégia de valorização da cultura e da identidade local. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 53–66, 2011.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo Cultural. Brasília, 2021.
OLIVEIRA, J.P.; TRICARICO, L.T.; VARELA, B.G.; PARECE, G.G. Turismo Sustentável e a Arquitetura Ecológica. 2016.
OLIVEIRA, Nivaldo Andrade de. Arquitetura vernacular e sustentabilidade: o resgate das técnicas tradicionais. Salvador: EDUFBA, 2016.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
SÁNCHEZ, Marco Aurélio. Arquitetura e sustentabilidade: diretrizes para o projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.
UNESCO. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris: UNESCO, 2003. Disponível em: https://ich.unesco.org/. Acesso em: 10 jun. 2025.