A INFLUÊNCIA DO CELULAR NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ADOLESCENTES: RISCOS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.56238/ERR01v10n5-048Palavras-chave:
Celular, Adolescência, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os riscos e as possibilidades pedagógicas associadas ao uso do celular por adolescentes no contexto educacional. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, de abordagem exploratória e qualitativa, buscando compreender os impactos do uso dos dispositivos móveis no ambiente escolar. Identifica-se que o uso excessivo ou inadequado dos celulares pode gerar efeitos negativos, como distração, redução da concentração, dependência digital, problemas de saúde mental e ampliação das desigualdades educacionais. Esses desafios afetam diretamente o processo de ensino e aprendizagem, exigindo reflexão por parte dos educadores, das instituições e das famílias. Por outro lado, quando utilizado de forma orientada, planejada e com intencionalidade pedagógica, o celular pode se transformar em um importante recurso de apoio, ampliando as possibilidades de ensino. Ferramentas digitais, aplicativos educativos, produção de conteúdos, atividades interativas e metodologias ativas tornam as práticas escolares mais dinâmicas, colaborativas e conectadas à realidade dos estudantes. Conclui- se que o desafio não está na proibição do uso dos celulares na escola, mas na construção de estratégias que promovam o uso consciente, responsável e pedagógico da tecnologia, contribuindo para uma educação mais inovadora e alinhada às demandas do século XXI.
Downloads
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso editora, 2015.
BRASIL. Lei nº 15.100, de 12 de janeiro de 2025. Proíbe o uso de aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos nas instituições de ensino da educação infantil, fundamental e média, salvo em situações pedagógicas, de acessibilidade ou emergenciais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 13 jan. 2025.
DA SILVA, José Marcos et al. TIC’S como tendência metodológica para o ensino de matemática: um relato de extensão universitária. EDUCERE-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 582-597, 2023.
DE ARAUJO SANTOS, Roseli Rodrigues; DE SOUSA, Péricles Pereira. Linguagem digital e produção de conteúdo: Criando espaços para a escrita autoral no ensino médio. Revista Poiesis, v. 18, n. 1, p. 32-50, 2019.
DE FREITAS MUSSI, Ricardo Franklin et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, 2019.
DE JESUS FERREIRA, Edmilson; DOS SANTOS ROCHA, Adair José; HAAS, Cláudia Madrona Moreira. QUE CONSEQUÊNCIAS TEM O USO EXCESSIVO DE CELULAR PARA A FORMAÇÃO JURÍDICA?. Dom Helder Revista de Direito, v. 2, n. 4, p. 113-139, 2019.
GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, v. 31, 2015.
GOMIDES, Bárbara Vasconcelos de Freitas. O Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental. 2022.
LIMA, Letícia Machado. USO DE TELAS E OS PERIGOS A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Conhecendo Online, v. 9, n. 1, p. 13-13, 2025.
LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023141-e023141, 2023.
MOREIRA, José César Pontes et al. O uso de telefones celulares: desafios e possibilidades educacionais. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 5, p. e8328-e8328, 2025.
PAIVA, Ana Maria Videira. Participação e Partilha De Conhecimentos Na Sociedade Em Rede: Os Contextos Educacionais Online. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Aberta (Portugal).
PERINI, Érica Rezende. OS DISPOSITIVOS MÓVEIS E A CONTEMPORANEIDADE NA EDUCAÇÃO: O USO DOS CELULARES NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESPÍRITO SANTO. 2018.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Editora Vozes Limitada, 2019.
SCHERER, Suely; BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, v. 36, p. e76252, 2020.
SILVA, Bonivaldo Pedro; DA SILVA, Aurea Lúcia Milhomem Maranhão; XAVIER, Lucinéia Elias. O USO DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. REVISTA FOCO, v. 18, n. 4, p. e8292-e8292, 2025.
SILVA, Jenekésia Lins da et al. Tecnologias móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em física: reflexões e possibilidades de um ambiente educacional interativo. 2018.
SILVA, Ketiuce Ferreira. Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia. 2022.