EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: INTEGRAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n10-062Palavras-chave:
Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, SustentabilidadeResumo
O artigo é um recorte de pesquisa realizada durante o cumprimento de uma atividade curricular denominada Residência Ambiental, do Programa de Pós- graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A residência ambiental, foi realizada na Secretaria de Cultura em parceria com as Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, no município de Ponta de Pedras, situado na ilha de Marajó, estado do Pará, Brasil. Trata da experiência de um planejamento escolar, nível fundamental, com foco na transversalidade da Educação Ambiental. Teve como objetivo orientar práticas pedagógicas integradas, como possibilidade de desenvolvimento do exercício interdisciplinar. A pesquisa foi uma abordagem qualitativa, valendo-se da Pesquisa-ação (Thiolent, 1986), e técnica de pesquisa Grupo Focal (Morgan, 1997) e estudo de (Japiassú,1976). Os resultados apontaram a importância do planejamento coletivo, mostrando que a Educação Ambiental vai além de conceitos, mas se constitui em hábitos de saber cuidar, exercício de reflexão sobre a importância dos recursos naturais para a sociedade, sustentabilidade com apoio de políticas públicas, e a conservação de recursos para as gerações futuras e saúde do planeta.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,: Senado Federal, 1988.
BRUNDTLAND, GH et al. Our common future: by world Commission on environment and development... Oxford: Oxford University Press, 1987. www.sciencedirect.com acesso em 06 de agosto de 2024.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2021.
FERN, E.F. Advanced focus group research. California: Thousand Oaks, 2001.
FORQUIM, Jean-Claud. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Gracira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo Brasileiro. 2024. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/ponta-de-pedras.html acesso em: 24 mai. 2025.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 220 p.
MORGAN, D. Focus group as qualitative research. Qualitative Research Methods Series. London: Sage Publications, 1997.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009