A DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A ESTRUTURA DO DNA

Autores

  • Sebastião Tumitângua Autor
  • Alfredo Noré Saluanja Muacahila Autor
  • Cremilda Tchipepi Domingos Wpandanda Domingos Autor
  • Daniel Nicolay Chitata Autor
  • Daniel Nicolay Chitata Autor
  • Inácio do Rosário António Munhongo Autor
  • Liona Viemba Sukueto Caunguilica Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n8-241

Palavras-chave:

Dramatização, Processo de Ensino-Aprendizagem, DNA

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem ajuda os alunos a desenvolver determinadas capacidades, resultado das interacções educativas do professor que aparecem na elaboração dos objectivos que respondem ao por quê e para quê”. Quando elas são bem elaboradas incluem o que o aluno vai desenvolver, o conteúdo a ser abordado, as actividades a serem realizadas, quais devem permitir diferentes graus de resolução para atender à diversidade dos alunos. O presente trabalho é resultado de uma investigação descritiva, realizada com o título,  Dramatização como Estratégia de Ensino-Aprendizagem para o conteúdo sobre a estrutura do DNA. O objectivo consiste em analisar a dramatização como uma metodologia que contribui para melhorar o ensino-aprendizagem, na disciplina de Biologia, dos alunos da 10ª classe. Foram utilizados diferentes métodos e técnicas de investigação, ou seja, realizou-se um diagnóstico ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Biologia na 10ª classe, tendo-se revelado a fraca utilização de metodologias activas para compreensão de conteúdos complexos afectos à Genética, como a estrutura do DNA. Dentre as muitas metodologias disponíveis ao processo de ensino-aprendizagem, podemos destacar a dramatização que pode contribuir, não somente no sentido de aprendizagem, mas também na socialização e interacção dos alunos. Assim, propõe-se a dramatização como uma metodologia para favorecer a compreensão do conteúdo sobre a estrutura do DNA na Disciplina de Biologia pelos alunos da 10ª classe.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALBUQUERQUE, G. G.; SANTOS, R.; GIANNELLA, T. Aprendizagem baseada em Investigação Integrada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciência: Uma revisão literária. 2017.

ANDRADE, V. R. et al. Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA-RNA-Proteína". Revista de Ensino de Bioquímica, v. 15, 2019. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v17i1.793

BISETTO-BORK, A. V. A técnica de Dramatização em Língua Estrangeira. Eletras, v. 20, 2010.

BONAMIGO, E. L.; DESTEFANI, A. S. A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Revista Bioética, v. 3, 2010.

BRITO, K. S. A dramatização como ferramenta didática. In: O professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense. São Paulo: Produção Didático-Pedagógica, v. 2, 2008.

CASAGRANDE, G. L. A genética humana no livro didático de Biologia. Florianópolis: UFSC, 2006.

FERNANDEZ, H. Um naturalista na sala de aula. 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GARRIDO, M. E. Psicologia do Encontro. São Paulo: Duas Cidades, 1996.

GÓMEZ-SOUTO, E. Es el profesor un actor, un monologuista, un director de escena. Macondo, 2007.

LEMOS, M. Etapas da Dramatização. Rio de Janeiro: Só Edições, 2001.

MELLO, M. L.; CORTELAZZO, A. L. Uma proposta de dramatização como complemento didático para o estudo sobre cromatina e cromossomos. Revista Genética, 2006. DOI: https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2006.28

MENEGAZZO, R. F. Teatro em Biologia contribui para a aprendizagem e pode ser utilizado em outras disciplinas. Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 5, p. 12, 2018.

OCHOA, C. Amostragem probabilística. 2015.

SAKA, A. A. Um estudo interstário sobre a compreensão de três conceitos: como eles representam o gene, o DNA e o cromossomo? Revista de Educação Científica e Tecnologia, v. 15, 2006.

SAMPIETRO, A. M. A contribuição da dramatização para o ensino da geografia. Dia a dia educação, v. 37, 2010.

SCARPATO, M. Os processos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

SERRANO, R. La Dramaturgia Del Docente En El Aula: Razón y Palabra. 2015.

SILVA, E. A. et al. A dramatização como metodologia de ensino-aprendizagem. Espaço Acadêmico, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i5p324-328

SILVA, L. V.; SOUZA, Z. P.; RODRIGUES, P. T. A importância do lúdico na aprendizagem. Guará: Faculdade Integrada, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).

SOUSA, A. Educação pela Arte e Artes na Educação: Drama e Dança. Lisboa: Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos, v. 2, 2003.

TOBASE, L.; GESTEIRA, R.; TAKAHASHI, T. A utilização da dramatização no ensino de enfermagem. Revista de Enfermagem, 2013.

Downloads

Publicado

2025-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TUMITÂNGUA, Sebastião; MUACAHILA, Alfredo Noré Saluanja; DOMINGOS, Cremilda Tchipepi Domingos Wpandanda; CHITATA, Daniel Nicolay; CHITATA, Daniel Nicolay; MUNHONGO, Inácio do Rosário António; CAUNGUILICA, Liona Viemba Sukueto. A DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A ESTRUTURA DO DNA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 8, p. e7649, 2025. DOI: 10.56238/arev7n8-241. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/7649. Acesso em: 5 dez. 2025.