SANIDADE E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DO TRATAMENTO BIOLÓGICO COM BACILLUS EM SOLO COM O POLÍMERO HIDRORETENTOR

Autores/as

  • Rodrigo Ribeiro Fidelis Autor/a
  • Liomar Borges de Oliveira Autor/a
  • Wanessa Rocha de Souza Autor/a
  • Gil Rodrigues dos Santos Autor/a
  • Raimundo Wagner de Souza Aguiar Autor/a
  • Dalmarcia de Souza Carlos Mourão Autor/a
  • Millena Barreira Lopes Autor/a
  • Sérgio Afonso Lima Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-249

Palabras clave:

Glycine max, Tratamento de sementes, Bioprotetor, Hidrogel

Resumen

A utilização de sementes de boa qualidade fisiológica e sanitária é um dos principais fatores para a obtenção de maiores rendimentos dos grãos na soja. Tratar a sementes é uma técnica de manejo que visa assegurar a qualidade sanitária sendo eficientes no controle de fitopatógenos e principalmente fungos associados às sementes ou presentes no solo. Dentre as opções de controle biológico o uso de bactérias do gênero Bacillus vem sendo utilizadas. Além dos problemas fitossanitários da cultura da soja o risco climático tem sido motivo de preocupação dos produtores. Com a ocorrência de veranicos nas regiões do cerrado a utilização de polímeros hidroretentores sintéticos é mais uma alternativa para manutenção hídrica nas regiões produtoras. Logo, poucos trabalhos têm sido desenvolvidos associando o uso de vários insumos incluindo tratamento de sementes, aplicação de polímeros no solo, com a microflora fúngica nas sementes. Desta forma, este trabalho teve por objetivo avaliar a incidência de fungos nas sementes da cultivar de soja M8644 IPRO, em função do tratamento biológico de sementes e posterior influência dos tratamentos nos fungos presentes em grãos colhidos. Foram utilizados lotes de sementes produzidas no Município da Lagoa da Confusão, TO. O ensaio em laboratório foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições e cinco tratamentos, sendo: 1-fungicida, 2-Bacillus 02, 3-Bacillus BRSW, 4-Bacillus 02 + Bacillus BRSW, 5-Testemunha (sementes tratadas com água estéril).  No campo, foram utilizados os mesmos tratamentos, sendo que com a presença e ausência de hidrogel na linha de semadura, com 04 repetições.  Para o levantamento da população fúngica foi realizada análise sanitária em Blother Test e germinação em areia. Os dados experimentais foram submetidos a análise de variância e quando significativos pelo teste F foi aplicado teste de Tukey utilizando o programa SISVAR. Conclui-se que tratamento de sementes com efeito bioprotetor mostrou-se favorável de ser utilizado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-05-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FIDELIS, Rodrigo Ribeiro; DE OLIVEIRA, Liomar Borges; DE SOUZA, Wanessa Rocha; DOS SANTOS , Gil Rodrigues; AGUIAR, Raimundo Wagner de Souza; MOURÃO, Dalmarcia de Souza Carlos; LOPES, Millena Barreira; LIMA, Sérgio Afonso. SANIDADE E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DO TRATAMENTO BIOLÓGICO COM BACILLUS EM SOLO COM O POLÍMERO HIDRORETENTOR. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 25344–25354, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-249. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5159. Acesso em: 5 dec. 2025.