SISTEMAS AGROALIMENTARES GERAIZEIROS COMO PRÁTICAS DE AGRICULTURA RESILIENTE AO CLIMA: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO TAPERA (RIACHO DOS MACHADOS-MG)

Autores

  • Gabriel Costa Ribeiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n3-162

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Sistemas Ambientais Tradicionais, Cerrado

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar técnicas de recomposição da biodiversidade e de oferta de água a partir de sistemas agroalimentares tradicionais no assentamento geraizeiro da Tapera, em Riacho dos Machados-MG. Justifica-se devido ao fato de que estudos de análise espacial têm indicado grau elevado de recomposição florística de maciços de cerrado anteriormente degradados pela monocultura de eucalipto, fenômeno ocasionado, em hipótese, por experiências de resistência e produção agroextrativista. Trazendo para o atual contexto de mudanças climáticas, o estudo de caso buscará discutir como um conjunto de famílias da Tapera têm apresentado alternativas agroalimentares tradicionais por intermédio de práticas de agricultura resiliente ao clima, e quais são os desafios observados para se consolidar e perpetuar este trabalho no contexto comunitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO , Gabriel Costa. SISTEMAS AGROALIMENTARES GERAIZEIROS COMO PRÁTICAS DE AGRICULTURA RESILIENTE AO CLIMA: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO TAPERA (RIACHO DOS MACHADOS-MG). ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 3, p. 12923–12945, 2025. DOI: 10.56238/arev7n3-162. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3899. Acesso em: 5 dez. 2025.