A INFLUÊNCIA DA BARREIRA LINGUÍSITCA FAMILIAR NA EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI

Autores

  • Charles de Castro Leite Autor
  • Cinthia do Carmo Gonçalves Autor
  • Suélen Rodrigues de Freitas Costa Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-079

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Psicologia Histórico-Cultural, Língua, Libras

Resumo

Este estudo analisa sucintamente a influência da barreira linguística familiar na educação de surdos, com base em autores como: Vigotski; Quadros e Karnopp; Sacks; Lacerda. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, destaca a importância da Libras, da mediação social e da inclusão familiar para superar desafios educacionais e promover equidade. Concluímos que a superação das barreiras educacionais enfrentadas pelo estudante surdo requer políticas públicas, formação docente continuada e a valorização da Libras, garantindo uma educação inclusiva e equitativa que respeite sua identidade linguística e cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEITE, Charles de Castro; GONÇALVES, Cinthia do Carmo; COSTA, Suélen Rodrigues de Freitas. A INFLUÊNCIA DA BARREIRA LINGUÍSITCA FAMILIAR NA EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 5858–5866, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-079. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3225. Acesso em: 5 dez. 2025.