SOCIEDADE ALGORÍTMICA E A SEMIÓTICA DAS INITIAL COIN OFFERS (ICO): TRANSFORMAÇÕES NO (CRIPTO)MERCADO

Autores

  • Renato Zanolla Montefusco Autor
  • Cidoval Morais de Sousa Autor
  • Cildo Giolo Junior Autor
  • Frederico Thales de Araújo Martos Autor
  • Jamile Gonçalves Calissi Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-179

Palavras-chave:

CTS(I), (Cripto)Mercado, Tokenização Econômica, Sociedade Algorítmica e Direito, (Cripto)Valores Mobiliários e Regulação

Resumo

Este estudo parte do pressuposto de que a transformação digital e o avanço das (cripto)realidades estão (re)desenhando as estruturas econômicas e sociais, gerando uma nova semiótica nas dinâmicas econômico-financeiras, especialmente no contexto das “Initial Coin Offerings” (ICOs). A análise centra-se nas transformações do (cripto)mercado, destacando como os significados associados à tokenização econômica e as tecnologias baseadas em “blockchain” reconfiguram práticas, valores e regulações. O objetivo geral é investigar como o Brasil, por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central (BCB), adapta suas diretrizes para regular o mercado de criptoativos, equilibrando inovação, segurança e proteção aos investidores. Como objetivos específicos, busca-se: (i) identificar as principais normativas nacionais e internacionais relacionadas aos criptoativos; (ii) compreender o impacto dos criptoativos no mercado de valores mobiliários; e (iii) explorar o papel da tokenização econômica como força transformadora na configuração do mercado digital. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, baseada no método hipotético-dedutivo, permitindo a formulação de hipóteses sobre como as regulamentações impactam a segurança do mercado digital e a inclusão de investidores A situação-problema considera que a desmaterialização das relações econômicas traz desafios significativos para os reguladores, exigindo uma normatividade adaptável e eficaz. O estudo ressalta que, diante da complexidade e dos riscos dos criptoativos, a construção de políticas regulatórias precisa atender às demandas por inovação, estabilidade financeira e proteção ao consumidor, sem ignorar as transformações semióticas do mercado em face da sociedade algorítmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MONTEFUSCO, Renato Zanolla; DE SOUSA, Cidoval Morais; JUNIOR, Cildo Giolo; MARTOS, Frederico Thales de Araújo; CALISSI, Jamile Gonçalves. SOCIEDADE ALGORÍTMICA E A SEMIÓTICA DAS INITIAL COIN OFFERS (ICO): TRANSFORMAÇÕES NO (CRIPTO)MERCADO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2917–2941, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-179. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2931. Acesso em: 5 dez. 2025.