RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DE AQUAPONIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE, BRASIL. O QUE OS EDUCADORES SABEM SOBRE AQUAPONIA?

Autores

  • Alexandre Benvindo de Sousa Autor
  • Daniela Chemim de Melo Hoyos Autor
  • Leonardo Campos Vieira Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n3-164

Palavras-chave:

Aquaponia, Educação continuada, Educação básica, STEAM

Resumo

O programa EcoEscolaBH é um programa de educação ambiental da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, Brasil. Em parceria com a Escola Técnica de Ensino Médio da UFMG e a Escola de Veterinária da UFMG, foram oferecidas duas oficinas de treinamento de curto prazo sobre o uso potencial da aquaponia em atividades educacionais. Oitenta e nove professores do ensino infantil e fundamental participaram dos workshops. Formulários de diagnóstico foram disponibilizados aos educadores no início e no final de cada oficina para avaliar suas percepções antes e depois das oficinas e o possível impacto de mudança dessas percepções. Uma análise descritiva desses dois momentos e a eficácia de uma oficina curta para apresentar uma ferramenta pedagógica inovadora são discutidas aqui.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Edição

Seção

Articles

Como Citar

DE SOUSA, Alexandre Benvindo; HOYOS, Daniela Chemim de Melo; VIEIRA, Leonardo Campos. RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DE AQUAPONIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE, BRASIL. O QUE OS EDUCADORES SABEM SOBRE AQUAPONIA?. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 3, p. 7079–7086, 2024. DOI: 10.56238/arev6n3-164. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/1359. Acesso em: 22 abr. 2025.