VIOLÊNCIA DE GÊNERO E PERCEPÇÃO DE SEGURANÇA NO ESPAÇO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev8n1-132Palavras-chave:
Violência de Gênero Contra as Mulheres, Universidade, Núcleo de Enfrentamento, Segurança PúblicaResumo
Essa pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de segurança dos discentes da Universidade Estadual do Piauí sobre o fenômeno da violência de gênero contra as mulheres no contexto acadêmico. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, na perspectiva de produção de conhecimento crítico-reflexivo. Utilizou-se questionário eletrônico disponibilizado em link nas redes sociais da UESPI, além de enviado ao e-mail institucional dos alunos com matrícula ativa, e obteve 1.024 respostas de todos os campi, que atualmente conta com 12 (doze) em todo o Estado. Os resultados encontrados permitiram analisar o pouco reconhecimento de violências de gênero contra as mulheres no contexto universitário, a falta de segurança pública e policiamento em áreas ao redor dos campis aumentando a sensação de medo nos discentes, os banheiros e sala de aula como principais lugares de receio a sofrerem algum tipo de violência, bem como a falta de mais ações educativas e de treinamento em gênero para toda comunidade acadêmica que colabore para a prevenção de casos de assédio. Como achado, destaca-se o papel importante e continuidade do trabalho do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher - NEVIM para que a universidade cumpra seu papel de promoção da igualdade de gênero e enfrentamento da violência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. Gênero e violência nas universidades: um olhar sobre a formação acadêmica e os desafios para a efetivação de políticas públicas. Editora da Universidade.
ALMEIDA, C. Violências contra mulheres nos espaços universitários. In: STEVENS, Cristina etal. (org.). Mulheres e violências: interseccionalidades. Brasília: Technopolitik, 2017, p. 384-399.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA / Fórum Brasileiro de Segurança Pública. – 1 (2024)- . – São Paulo: FBSP, 2024. 404 p.: il.
ÁVILA, P. Violência Sexual no Ambiente Universitário: análise a partir da experiência de uma audiência Pública no Distrito Federal. In: Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino- americanas / organizador: Tânia Mara Campos de Almeida, Valeska Zanello - Brasília: OAB Editora, 2022.
BARBOSA, P. “A resistência ao feminismo no ambiente acadêmico.” Cadernos de Ciências Sociais, 2020.
BELLINI, G.; MELLO, R. As Contribuições Científicas Para a Prevenção e Superação da Violência De Gênero nas Universidades. In: Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino- americanas / organizador: Tânia Mara Campos de Almeida, Valeska Zanello - Brasília: OAB Editora, 2022.
CARNEIRO, S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
COKER, A. et al. Multi-College Bystander Intervention Evaluation for Violence Prevention. American journal of preventive medicine, v. 3, n. 50, p. 295- 302, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2015.08.034. Acesso em: Janeiro de 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2015.08.034
EINHARDT, A; SAMPAIO, S. Violência doméstica contra a mulher — com a fala, eles, os homens autores da violência. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 138, p. 359-378, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.217
FIGUEIREDO, S.; SILVA, A. A violência contra a mulher nas universidades: O que as políticas públicas não estão dizendo. Revista Brasileira de Educação e Pesquisa Social, 24(3), 45-61, 2017.
GENDER-BASED VIOLENCE, STALKING AND FEAR OF CRIME, Bochum, 2012. Disponível em: http://www.gendercrime.eu/pdf/gendercrime_ final_report_printable_version.pdf . Acesso em: Janeiro de 2025.
HERNANDEZ, R.; BARRAZA, R. Violencia de género en instituciones de educación superior. Dilemas contemp. educ. política valores; v. 8, n. especial 1, p.1-9, 2021.
INSTITUTO AVON/DATA POPULAR. Violência contra a mulher no ambiente universitário. São Paulo: Instituto Avon, 2015.
JÚNIOR, C; BRITO, A. Bases introdutórias de iniciação científica em saúde na escolha do método de pesquisa. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, ano 9, n. 23, p. 64-72, jul./set. 2011.
LIMA, M.; CEIA, M. Violência De Gênero nas Universidades: um panorama internacional do problema. In: Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino-americanas / organizador: Tânia Mara Campos de Almeida, Valeska Zanello - Brasília: OAB Editora, 2022.
ROMERO, M. Caso Janaína Bezerra: Júri condena acusado a 18 anos de prisão por estupro e assassinato na UFPI. g1 PI, Teresina, 30 de Setembro de 2023. Disponível em:https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/30/caso-janaina-bezerra-juri-condena-thiago-mayson-a-18-anos-de-prisao-por-estupro-e-assassinato-de-estudante-na-ufpi.ghtml. Acesso em: 28/10/2024.
SEGATO, R. Que és Feminicidio: notas para un debate emergente. Série Antropológica do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, n. 401, p. 1-11, 2006.
SOUZA, M. “A invisibilidade da violência de gênero nas universidades brasileiras.” Revista Brasileira de Estudos de Gênero, 2019.
SILVA, F; ROCHA, K. “Desafios na implementação de políticas de acolhimento para vítimas de violência de gênero no ambiente universitário.” Revista de Psicologia e Educação, 2021.
TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZANELLO, Z; RICHWIN, I. (2022). ASSÉDIO SEXUAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: uma análise sociogendrada das emoções e das subjetividades na transferência entre alunas assediadas e professores assediadores. In: Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino- americanas / organizador: Tânia Mara Campos de Almeida, Valeska Zanello - Brasília: OAB Editora, 2022.