EL PODER DE LOS AFECTOS: EXPERIENCIAS DE DOS INVESTIGACIONES DOCTORALES EN EDUCACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n10-031Palabras clave:
Investigación, CV, Docencia, Afectos y Afectos, Filosofía de la DiferenciaResumen
Este artigo presenta a força dos afetos que se engendram nas pesquisas em educação como afirmação da vida. Afetos que atravessam corpos, constituyendo uma experiência estética e sensível que perpassa currículos e docências pela via dos signos artísticos. En este sentido, este ensayo objetivo captura afetos e afecções producidos en dos teses de doutorado em educaciónção, atravessados pela experiência do pensar, no movimento de violentar o pensamento pelos signos da arte, abriendo brechas para uma experiência estética como condición de posibilidad humana. Assim, em uma metodologia cartográfica, este trabalho lança-se no movimento de encontro com dos pesquisas de doutorado em educação que apostam na força dos currículos e da formação docente, com crianças e Professoras de dos escolas públicas brasileiras. Estas investigaciones apuntan a que los signos artísticos revelan procesos de subjetivación que nos permiten atingir os diversos mundos por medio de la experimentación, agindo como flujo de fuerza para quebrar representaciones, impulsando invenciones de possíveis, além de possibilitar a constituição de uma educação pautada na dimensão do sensível.
Descargas
Referencias
BARROS, Maria Elizabeth Barros; KASTRUP, Virgínia. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, RJ: DP at Alii; Brasília, DF: CNPq, 2009.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo, Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
____. Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006 [Arquivo on-line].
____. Conversações. 3. ed. Tradução de Peter Pál Pelbert. São Paulo: Editora 34, 2013.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
______. O Anti-Édipo: Capitalismo & Esquizofrenia 1. Trad. de Luiz B. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. v. 1, 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: dança, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, César Donizetti Pereira; GAVIOLLI, Íria Bonfim; OLIVEIRA, Luana Priscila de. (org.). Educação... entre travessias, olhares e encontros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. 273p. ISBN: 978-65-265-1123-7 [Impresso] 978-65-265-1124-4 [Digital].
MUNDURUKU, Daniel. Afete. 1. ed. Cotia, SP: Criadeira Livros, 2023.
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
