ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE INTERNAÇÃO PRÉ- OPERATÓRIO COM TAXA DE INFECÇÕES E DESFECHOS DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS CARDÍACAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Glícia Arcoverde Modesto Amorim Autor
  • Antonielly Campinho dos Reis Autor
  • Laís Sousa Santos de Almeida Autor
  • Luana Gabrielle de França Ferreira Autor
  • Fernanda Claúdia Miranda Amorim Autor
  • Vinícius de Sá Franco Patrício Autor
  • Jandisy Braga Lustosa Autor
  • Mariana Amorim Pereira Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n6-012

Palavras-chave:

Infecções, Internação Hospitalar, Intervenção Cirúrgica

Resumo

Atualmente as doenças circulatórias constituem o maior ônus para a saúde no mundo. Dentre os fatores que podem estar relacionados com os altos custos do tratamento está o aumento do número de infecções em pacientes que aguardam por cirurgias cardíacas, devido à longa espera pelos procedimentos. Objetivo: Verificar se há associação entre o tempo de internação pré- operatório e infecções em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas. Após aprovação pelo CEP do Centro Universitário UNINOVAFAPI (CAAE 83198424.6.0000.5210), realizou- se estudo retrospectivo observacional, analítico, de delineamento transversal em hospital público do Piauí. Uma vez aplicados os critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi constituída de 65 pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no período de fevereiro a julho de 2023. As informações de prontuários eletrônicos foram compiladas em um formulário elaborado pelas pesquisadoras. Posteriormente, os dados foram tabulados e organizados no Microsoft Office Excel (versão 2016) e analisados no Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 26.0. As variáveis qualitativas foram expressas em frequências absolutas e relativas, enquanto as quantitativas em média, mediana e desvio padrão. O teste do qui-quadrado avaliou associações entre variáveis categóricas, sendo adotado nível de significância de 5% (p < 0,05) e intervalo de confiança de 95%. O estudo não identificou interferência do tempo de espera pré- operatório quanto a desfechos para a ocorrência de infecções. Entretanto, pacientes que desenvolveram lesão por pressão (LPP) apresentaram tempo médio de internação na UTI significativamente maior do que aqueles que não apresentaram essa complicação. Da mesma forma, a ocorrência de pneumonia associada à ventilação (PAV) esteve fortemente associada ao aumento do tempo de internação.  Os resultados deste trabalho nortearão ações, fomentando a qualidade da assistência, a fim de reduzir o tempo de permanência hospitalar, tornando o processo mais seguro ao paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM, Glícia Arcoverde Modesto; DOS REIS, Antonielly Campinho; DE ALMEIDA, Laís Sousa Santos; FERREIRA, Luana Gabrielle de França; AMORIM, Fernanda Claúdia Miranda; PATRÍCIO, Vinícius de Sá Franco; LUSTOSA, Jandisy Braga; PEREIRA, Mariana Amorim. ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE INTERNAÇÃO PRÉ- OPERATÓRIO COM TAXA DE INFECÇÕES E DESFECHOS DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS CARDÍACAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 6, p. 29236–29254, 2025. DOI: 10.56238/arev7n6-012. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5587. Acesso em: 5 dez. 2025.