FONTES DE INFORMAÇÕES MAIS CITADAS EM EDUCAÇÃO SOBRE A QUESTÃO RACIAL: UM ESTUDO CIENTOMÉTRICO NAS UNIVERSIDADES MINEIRAS

Autores/as

  • Cristiane Maria da Silva Autor/a
  • Marília de Abreu Martins de Paiva Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n4-105

Palabras clave:

Estudos métricos, Cienciometria, Questão racial

Resumen

Buscamos demonstrar quais as fontes mais citadas nas teses e dissertações defendidas no estado de Minas Gerias, em instituições mantidas pelo Governo Federal, que possuam como temática a questão racial, o racismo e as ações afirmativas na área da educação. Para tanto, utilizamos a cientometria para exteriorizar informações métricas. Realizamos a pesquisa por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e utilizamos o Microsoft Office Excel® para elaborar planilhas. No Brasil, as relações de sujeitos entre si e com o mundo atestam uma deterioração em desinformação. É imprescindível lembrar que a Ciência da Informação avocou seu fundamental papel na promoção da ciência e da tecnologia e que continua executando sua função social. A história oficial brasileira caracteriza-se pelo apagamento, subjugação e desinformação em desfavor da população negra, e refletir como o racismo, bem como suas formas de expressão, é algo pretendido na Ciência da Informação, sendo vital para complexificar as práticas informacionais de grupos e indivíduos. Os Estudos Métricos da Informação salientam-se nas propriedades estatísticas em descobrir relações e princípios coesos aos objetos informacionais. A cientometria é um exemplo de estudo métrico da informação, sendo capaz de medir a notoriedade científica de universidades e centros de pesquisa. O universo da pesquisa compreendeu dissertações e teses defendidas entre 2003 e 2021. Utilizamos os termos de busca, “racismo”; “negros”; “negritude”; “movimento negro”; “relações raciais”; “questão racial”; “ações afirmativas”; “lei de cotas”, “cotas raciais” e “cotas”. Ao todo foram utilizadas 102 comunicações cientificas e 7.061 fontes. Como resultado, foi verificado que as fontes mais utilizadas foram “Epistemologias do Sul”, seguida por “Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra” e “Superando o racismo na escola”. A questão racial envolve toda a sociedade brasileira e, nesse contexto social de opressão, as ações promovidas por grupos, movimentos, comunidade acadêmica buscam demonstrar e enfrentar a face cruel do racismo. Nesse sentido, conhecer fontes mais relevantes é importante para a luta antirracista. Podemos contribuir para a ampliação do tema na Ciência da Informação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-04-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DA SILVA, Cristiane Maria; DE PAIVA, Marília de Abreu Martins. FONTES DE INFORMAÇÕES MAIS CITADAS EM EDUCAÇÃO SOBRE A QUESTÃO RACIAL: UM ESTUDO CIENTOMÉTRICO NAS UNIVERSIDADES MINEIRAS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 4, p. 17389–17403, 2025. DOI: 10.56238/arev7n4-105. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4358. Acesso em: 8 dec. 2025.