EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DE ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Joselene Granja Costa Castro Lima Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n3-297

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Ensino Médio Integral, Educomunicação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino-aprendizagem

Resumen

Este trabalho trata-se de uma abordagem sobre a educomunicação como prática interdisciplinar que tende a tornar as atividades educacionais mais significativas e eficazes. Ela também é vista como uma ferramenta relevante para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino médio integral, bem como um recurso para a construção do conhecimento crítico desses indivíduos na sociedade. Ademais, a educomunicação utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mecanismos essenciais no auxílio desse método pedagógico, para estimular a aprendizagem. No ensino médio de tempo integral, a educomunicação se torna um apoio didático, notadamente importante nas aulas de Língua Portuguesa e uso das tecnologias. A fusão de ambas pode funcionar para promover um estudo mais significativo e contextualizado, aproximando o aluno de experiências inovadoras desenvolvidas na escola e refletindo sua vida cotidiana. Porém, apesar do seu potencial, as escolas públicas de ensino médio integral apresentam alguns impedimentos para que essas condutas sejam realizadas, tais como: a falta de recursos tecnológicos adequados, a necessidade de contínua formação docente e a resistência a novas abordagens pedagógicas. Portanto, essa pesquisa visa analisar a importância da educomunicação, enquanto prática pedagógica, voltada às aulas da Língua Portuguesa para estudantes do ensino médio de tempo integral de escola pública, além de verificar as possibilidades dessas práxis educacionais inseridas no ensino da língua materna. Como metodologia foi usada a revisão de literatura, relacionada por meio de fontes acadêmicas como livros, artigos e dissertações disponíveis na base de dados Google Acadêmico e Scielo para a seleção desses trabalhos publicados. Com a ampliação de estudos sobre o tema, os resultados apontaram que a sua implementação no ensino médio de tempo integral pode surgir como uma oportunidade que facilita o ensinamento da Língua Portuguesa e a participação ativa dos discentes na construção do conhecimento. Com isso, conclui-se que a educomunicação não pode ser considerada apenas um instrumento aplicado no âmbito escolar, mas também precisa ter um compromisso com a formação do pensamento crítico-reflexivo desse cidadão, que vai além dos muros da escola.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-03-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LIMA, Joselene Granja Costa Castro. EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DE ESCOLA PÚBLICA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 3, p. 15314–15336, 2025. DOI: 10.56238/arev7n3-297. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4151. Acesso em: 5 dec. 2025.