ESTUDO COMPARATIVO DOS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS ESTABELECIDOS POR CHOMSKY E BAKHTIN SOBRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NOS SERES HUMANOS

Autores/as

  • Fabiana Dalila Becker Autor/a
  • Joel Cezar Bonin Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-240

Palabras clave:

Linguagem, Gerativismo, Enunciação/Discurso, Dialogicidade

Resumen

O artigo apresenta duas bases epistemológicas opostas concernentes ao desenvolvimento da linguagem humana:  gerativismo de Noam Chomsky e teoria enunciativa discursiva de Mikhail Bakhtin. O gerativismo concebe o desenvolvimento da linguagem do ponto de vista inatista e apresenta argumentos para fazê-lo; segundo Chomsky, há no organismo humano, uma predisposição genética que desencadeia a constituição linguística. Já, Bakhtin defende que a linguagem humana é produto do meio social, ideologicamente constituída nas interações dos sujeitos entre si, sendo a base das relações de poder da vida em sociedade. O objetivo é confrontar as duas teorias, estabelecendo principais diferenças, ao mesmo tempo destacando que ambas são densamente construídas, a partir de argumentos sólidos e coerentes. A última etapa do artigo estabelece uma comparação entre essas bases epistemológicas para facilitar a compreensão das diferenças. A metodologia de produção deste texto foi bibliográfica, utilizando a investigação dedutiva com base nas leituras e interpretações textuais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-01-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BECKER, Fabiana Dalila; BONIN, Joel Cezar. ESTUDO COMPARATIVO DOS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS ESTABELECIDOS POR CHOMSKY E BAKHTIN SOBRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NOS SERES HUMANOS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 4079–4092, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-240. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3049. Acesso em: 5 dec. 2025.