A MUSICALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HÁBITOS DE HIGIENE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Manuela Chaves Pimenta Autor/a
  • Manuela Brion Cardoso Villela Dias Autor/a
  • Mariana Siqueira Gandra Autor/a
  • Luciana Martinelli Lucena Saar Silva Autor/a
  • Fernanda Paula Moreira Silva Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-184

Palabras clave:

Higiene, Crianças, Educação em Saúde, Música

Resumen

Introdução: Estudos revelam o quanto os hábitos higiênicos são imprescindíveis em todas as fases da vida, sobretudo na infância, para que esse público comece a entender a relação entre higiene e saúde. Para consolidar esses costumes nessa faixa etária, a educação musical torna-se uma opção efetiva, visto que a música estimula habilidades cognitivas, sensoriais e raciocínio crítico reflexivo. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais durante ação extensionista proposta na disciplina Prática de Saúde Coletiva I. Método: A atividade foi realizada para crianças de 1 a 3 anos por um grupo de nove acadêmicos, com a orientação da professora da disciplina Prática de Saúde Coletiva I na biblioteca de uma escola municipal de Belo Horizonte. Foi desenvolvida pelos alunos uma música instrutiva sobre os temas relacionados à higiene, tais quais escovação de dentes, banho, lavagem de cabelo e mãos. A paródia foi composta por uma das alunas do projeto e apresentada aos infantes em um teatro lúdico e no violão. Resultado: Identificou-se, através dos professores, que as crianças retornaram às salas de aula cantando partes da música exibida. Posteriormente, foi solicitado aos acadêmicos que recitassem novamente a paródia aos alunos, observando grande interesse por parte das crianças, que cantaram simultaneamente com os estudantes. Além do impacto nos infantes, a ação também estimulou o aprendizado dos acadêmicos acerca do comportamento infantil e da capacidade criativa e de interação das diferentes faixas etárias, aproximando o espaço lúdico infantil e o contexto de promoção de saúde apresentado. Conclusão: A utilização da música como ferramenta de aprendizagem na educação para a saúde mostrou-se efetiva, visto que a criança, inserida em dimensão lúdica, interessou-se pelas informações aprendidas na canção. Porém, um maior período de observação é necessário para considerar uma possível reprodução desses hábitos em outros ambientes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-01-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PIMENTA, Manuela Chaves; DIAS, Manuela Brion Cardoso Villela; GANDRA, Mariana Siqueira; SILVA , Luciana Martinelli Lucena Saar; SILVA, Fernanda Paula Moreira. A MUSICALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HÁBITOS DE HIGIENE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 3007–3019, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-184. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2936. Acesso em: 5 dec. 2025.