APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA 4.0 NA MELHORIA DOS PROCESSOS DE INJEÇÃO PLÁSTICA EM UMA EMPRESA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS

Autores/as

  • Marcos Sidney Castro Ferreira Autor/a
  • Paola Souto Campos Autor/a
  • Jandecy Cabral Leite Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-096

Palabras clave:

Automatização, Impressão 3D, Melhoria, Industria 4.0

Resumen

A otimização do Lead Time garante o cumprimento de prazos estabelecidos com os clientes, o que, por sua vez, promove a satisfação e a fidelização deles. Além disso, a redução desse tempo proporciona uma gestão mais eficiente de recursos, com impactos diretos na redução de custos operacionais. Este estudo teve como objetivos, implementar tecnologias de Indústria 4.0 para aprimorar os processos de injeção plástica em uma empresa no Polo Industrial de Manaus (PIM), reduzindo os custos de fabricação, aceleração do Lead Time de construção dos dispositivos e otimização do tempo no desenvolvimento de novos produtos. Na metodologia foram coletados dados sobre os novos processos de produção e realizada a avaliação do impacto da tecnologia na redução dos custos de fabricação e na melhoria do lead time, através mapeamento de fluxo atual do processo, análise dos relatórios de perdas de produção e dados da performence de produção. Os resultados mostram a redução significativa no lead time, ou seja, no tempo necessário para criar esses dispositivos na qual teve um prazo reduzido de 35 (trinta e cinco) para 9 (nove dias). A impressão 3D também possibilitou a criação de dispositivos mais complexos e precisos, com menor desperdício de material, contribuindo diretamente para a redução de custos e para um aumento da qualidade do produto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-01-09

Número

Sección

Articles

Cómo citar

FERREIRA , Marcos Sidney Castro; CAMPOS, Paola Souto; LEITE , Jandecy Cabral. APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA 4.0 NA MELHORIA DOS PROCESSOS DE INJEÇÃO PLÁSTICA EM UMA EMPRESA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1591–1608, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-096. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2783. Acesso em: 18 jan. 2025.