PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DE LEITURA DO PONTO DE VISTA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores/as

  • Éderson Pereira Neves Autor/a
  • Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n3-345

Palabras clave:

Análise do Discurso e Linguística Textual, Prática de Leitura Compreensiva e Interpretativa, Gênero Discursivo Conto, Ensino Fundamental

Resumen

Trabalho justificado pela compreensão de que, na atualidade, os alunos vivem imersos na cultura digital e, sendo assim, o professor precisa desenvolver práticas que os envolvam num processo interativo que vise à formação de sujeitos críticos e participativos. O interesse é apresentar pressupostos teóricos e metodológicos para subsidiar atividades de leitura compreensiva e interpretativa de textos, em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Tem como objetivo geral proporcionar a compreensão do gênero discursivo conto, de forma autônoma e crítica, apropriando-se de recursos necessários e suficientes para a produção oral e escrita desse gênero e específicos, além de identificar o contexto de produção e circulação, assim como as temáticas e características textuais do gênero discursivo conto, reconhecer os usos da língua conforme a situação comunicativa e utilizá-los de forma adequada no ensino aprendizagem de leitura. Teoricamente é fundamentado nos princípios da Linguística Textual, e da Análise do Discurso e nos pressupostos da leitura de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. É uma atividade investigativa propositiva de delineamento qualitativo. Quanto ao método, é bibliográfica. Apresenta, como resultado, além das contribuições teóricas, uma atividade prática, por meio de sequência didática, para a leitura do conto “Uma galinha” de Clarice Lispector. 

Descargas

Publicado

2024-11-27

Número

Sección

Articles

Cómo citar

NEVES, Éderson Pereira; DE CARVALHO, Maria de Lourdes Guimarães. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DE LEITURA DO PONTO DE VISTA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 3, p. 10123–10141, 2024. DOI: 10.56238/arev6n3-345. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/1736. Acesso em: 21 apr. 2025.