BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO LÚDICA NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Michele Fernanda Rosa Delfino Autor
  • Dílmerson de Oliveira Autor
  • Gleison Silva Morais Autor
  • Rayane Eduarda de Paula Pedrosa Autor
  • Natália Luiza dos Santos Autor
  • Selmiléia Franciane de Andrade Dutra Autor
  • Eneder Donizete Rosa Autor
  • Natiele Resende Bedim Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-431

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Atividades aquáticas, Crianças, Benefícios, Revisão narrativa

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento resultante de variações no funcionamento do encéfalo, que afeta as habilidades sociais, comportamentais e de comunicação. As práticas regulares de atividades físicas, em especial as aquáticas podem promover um grande progresso no desenvolvimento de crianças com TEA. Diante disto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sistematizada com caráter narrativo, elucidando sobre os efeitos das práticas regulares de atividades aquáticas baseadas na natação para a saúde e qualidade de vida das crianças e dos adolescentes com TEA. Foram consultadas as bases de dados PubMed/Medline e Google Acadêmico utilizando palavras-chave como “Transtorno do Espectro Autista” e “atividades aquáticas” definidas nas línguas inglês e português, agrupadas através dos operadores booleanos “AND” e “OR”. A busca de artigos dos últimos 5 anos (2019 a 2024) resultou em 1.409 artigos, dos quais, apenas 11 foram incluídos nesta revisão. Para medir a validade interna dos artigos, foi utilizada a PEDro Scale. Os principais achados demonstram artigos originais que encontraram em seus desfechos que a prática da natação lúdica e adaptada praticada entre 06 e 16 semanas, com a frequência entre 01 e 05 vezes na semana, e com duração de 45 a 60 minutos, foi capaz de provocar uma melhora no desenvolvimento cognitivo e emocional, com redução da irritabilidade, melhora nos aspectos motor e físico, em especial no equilíbrio corporal, na força muscular respiratória, na qualidade do sono e na redução de marcadores inflamatórios, além de melhora na sociabilização e na interação social em crianças e adolescentes com TEA. Portanto, conclui-se que a prática de atividades aquáticas baseadas na natação pode melhorar e estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, físico, emocional e social de crianças e adolescentes com TEA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DELFINO, Michele Fernanda Rosa; DE OLIVEIRA, Dílmerson; MORAIS, Gleison Silva; PEDROSA, Rayane Eduarda de Paula; DOS SANTOS, Natália Luiza; DUTRA, Selmiléia Franciane de Andrade; ROSA, Eneder Donizete; BEDIM, Natiele Resende. BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO LÚDICA NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 28455–28478, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-431. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5517. Acesso em: 5 dez. 2025.