PERDA DE PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES EM ADOLESCENTES COM FISSURA LABIOPALATINA ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Authors

  • Camila Arteiro Penna Author
  • Gustavo Henrique Albuquerque Souza Author
  • Edna Maria Costa da Silva Author
  • Luciana de Barros Correia Fontes Author
  • Niedje Siqueira de Lima Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-398

Keywords:

Adolescente, Fissura palatina, Fenda labial, Dente molar, Perda de dente

Abstract

Adolescentes com fissuras labiopalatinas enfrentam problemas dentários significativos, como cáries, má oclusão e anomalias como agenesia e dentes supranumerários. O primeiro molar permanente é o dente mais suscetível a cáries dentárias e possível extração antes dos 15 anos de idade e é essencial na manutenção da função mastigatória normal e na harmonia dentofacial. Este estudo objetivou determinar a prevalência da perda de primeiro molar permanente em adolescentes com fissura labiopalatina. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com uma amostra de 270 radiografias panorâmicas dos maxilares contidas nos prontuários de adolescentes com fissura labiopalatina, de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 19 anos, atendidos no Centro de Atenção aos defeitos da face do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (CADEFI), no período de 2019 a 2023. Houve a busca dos prontuários, para obter acesso às radiografias e às informações referentes ao tipo de fissura e dados demográficos. Para avaliar associação significativa entre duas variáveis categóricas, foi utilizado o teste Exato de Fisher quando a condição para utilização do teste Qui-quadrado não foi verificada. A margem de erro utilizada na decisão dos testes estatísticos foi de 5%. A prevalência de perda de primeiros molares permanentes foi 10,4%. O percentual de adolescentes que perderam um ou mais primeiros molares permanentes foi significativamente mais elevado (p<0,041) entre os que tinham dentadura permanente do que dentadura mista (13,4% x 5,7%), e significativamente maior (p<0,027) nos adolescentes do sexo feminino do que do sexo masculino (14,6% X 6,4%). O arco dentário com maior percentual de perda foi o inferior (5,7%). A prevalência de perda de primeiros molares permanentes em adolescentes com fissuras labiopalatinas é alta, evidenciando a necessidade de ações que priorizem a promoção da saúde e a prevenção das doenças.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-28

Issue

Section

Articles

How to Cite

PENNA, Camila Arteiro; SOUZA, Gustavo Henrique Albuquerque; DA SILVA, Edna Maria Costa; FONTES, Luciana de Barros Correia; DE LIMA, Niedje Siqueira. PERDA DE PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES EM ADOLESCENTES COM FISSURA LABIOPALATINA ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 27860–27871, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-398. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5449. Acesso em: 5 dec. 2025.