A INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: A INTEGRAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM LESÃO MEDULAR

Authors

  • Ana Karoline Silva Evangelista Author
  • Marcela Vilarim Muniz Author
  • Maria Luiza do Vale Brasileiro Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-026

Keywords:

Lesão medular, Interprofissionalidade, Psicologia, Enfermagem

Abstract

A interprofissionalidade na assistência hospitalar é um elemento essencial para a qualificação do cuidado em saúde, especialmente em contextos de alta complexidade, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Este estudo teve como objetivo avaliar a interação entre psicólogos e enfermeiros no atendimento a pacientes com trauma raquimedular em uma unidade de terapia intensiva (UTI), analisando de que forma a colaboração interprofissional entre as duas categorias contribui para a promoção de um cuidado integral e de qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, realizada em um hospital de referência no Distrito Federal. A coleta de dados foi conduzida por meio de questionários semiestruturados aplicados a profissionais da saúde e a análise foi baseada no método de análise de conteúdo de Bardin. Os achados evidenciam que a interprofissionalidade se materializa na troca de saberes e na colaboração para o enfrentamento das adversidades físicas e emocionais dos pacientes. Contudo, desafios como dificuldades de comunicação e delimitação de funções foram identificados como entraves ao trabalho conjunto. Conclui-se que estratégias voltadas para a qualificação da comunicação e a construção de rotinas colaborativas podem fortalecer a assistência prestada, contribuindo para um modelo de cuidado mais eficiente e humanizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-05-02

Issue

Section

Articles

How to Cite

EVANGELISTA, Ana Karoline Silva; MUNIZ, Marcela Vilarim; BRASILEIRO, Maria Luiza do Vale. A INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: A INTEGRAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM LESÃO MEDULAR. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 21460–21476, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-026. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4817. Acesso em: 17 feb. 2026.