AVALIAÇÃO DE RESTAURAÇÕES CERVICAIS DE ACABAMENTO E POLIMENTO POR MEIO DE SOFTWARE DE PAREAMENTO DE SUPERFÍCIES E PERFILOMETRIA

Autores

  • Kézia dos Santos Calmon Autor
  • Thiago Moitrel Pequeno da Silva Autor
  • Marcia Marie Maru de Moraes Autor
  • Vanessa Kapps Autor
  • Carlos Nelson Elias Autor
  • Paulo Henrique dos Santos Belo Júnior Autor
  • Wuislane Lucia Ribeiro Souza Autor
  • Cesar dos Reis Perez Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n3-063

Palavras-chave:

Erosão dentária, Polimento, Rugosidade da superfície

Resumo

O acabamento e polimento das restaurações cervicais apresentam dificuldades intrínsecas de acesso, significativamente quando as restaurações se estendem subgengivalmente. Problemas nessas manobras podem levar ao acúmulo de placa, gengivite e cárie. Este trabalho avaliou a rugosidade e o aspecto topográfico de restaurações cervicais de resina composta após acabamento e polimento por meio de software de pareamento de superfície e perfilometria, simulando condições clínicas. Quinze espécimes foram posicionados em manequim odontológico para avaliar a rugosidade e a topografia da superfície, considerando três grupos: G1 – pontos de borracha (Jiffy Points / Ultradent) após os pontos de acabamento F e FF (Microdont); G2 – selante de superfície (Permaseal/Ultradent) após acabamento dos pontos F e FF (Microdont); e G3 – discos de polimento (Sof-Lex Pop-On / 3M ESPE). A perfilometria avaliou os parâmetros de rugosidade superficial (Ra, Rq, Rp, Rv e Rt). A sobreposição de imagens com software de correspondência de superfície foi empregada para realizar uma avaliação topográfica da superfície. Os valores dos parâmetros de rugosidade foram comparados por meio de ANOVA One-way e testes post-hoc de Tukey (p<0,05). O G1 apresentou maiores valores de rugosidade em todos os parâmetros analisados, exceto Rt, onde não houve diferença estatisticamente significativa. Em relação ao parâmetro Rp, o G1 apresentou diferença significativa apenas em relação ao G3. Nos demais parâmetros (Ra, Rv e Rz), G1 levou a valores mais importantes do que G2 e G3. A análise qualitativa demonstrou excessos incompletos ou desgaste iatrogênico em regiões de difícil acesso entre todos os grupos. O G3 teve melhor desempenho em termos de polimento. No entanto, nenhum dos grupos atingiu um nível de polimento considerado ideal para evitar o acúmulo de placa. A análise morfológica demonstrou problemas em áreas de difícil acesso em todos os grupos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-03-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CALMON, Kézia dos Santos; DA SILVA, Thiago Moitrel Pequeno; DE MORAES, Marcia Marie Maru; KAPPS, Vanessa; ELIAS, Carlos Nelson; BELO JÚNIOR, Paulo Henrique dos Santos; SOUZA, Wuislane Lucia Ribeiro; PEREZ, Cesar dos Reis. AVALIAÇÃO DE RESTAURAÇÕES CERVICAIS DE ACABAMENTO E POLIMENTO POR MEIO DE SOFTWARE DE PAREAMENTO DE SUPERFÍCIES E PERFILOMETRIA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 3, p. 11176–11193, 2025. DOI: 10.56238/arev7n3-063. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3712. Acesso em: 5 dez. 2025.