INCLUSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS E IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO CEARÁ NO SÉCULO XXI

Autores

  • Kevin Cristian Paulino Freires Autor
  • Loyane Ellen Silva Gomes Autor
  • Anailda Fontenele Vasconcelos Autor
  • Micael Campos da Silva Autor
  • Dayvisson César Piovezan Tozato Autor
  • Denise Barbosa da Silva Autor
  • Lucimar Antônio de Almeida Costa Autor
  • Diane Kerlem de Almeida Dourado Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-163

Palavras-chave:

Diversidade, Educação Matemática, Equidade, Gênero, Inclusão

Resumo

Este trabalho investiga a implementação de políticas educacionais em escolas do Ceará e seus efeitos na promoção da equidade de gênero no ensino de matemática, com foco nos impactos e desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou análise documental e de conteúdo, ao esmiuçar Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de turmas de matemáticas em escolas públicas. O objetivo foi avaliar a presença e abordagem das questões de gênero nos currículos escolares. A fundamentação teórica incluiu estudos sobre Gênero e Educação e pesquisas sobre formação de professores de Matemática. Os resultados mostram que, apesar de algumas iniciativas inclusivas, o tratamento das questões de gênero é superficial, sem discussões profundas sobre a redução das disparidades entre homens e mulheres. Conclui-se que é necessária uma maior integração das políticas de gênero nos currículos de formação docente, destacando os desafios de conscientização e capacitação para lidar com essas iniquidades no ambiente educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREIRES, Kevin Cristian Paulino; GOMES, Loyane Ellen Silva; VASCONCELOS, Anailda Fontenele; DA SILVA, Micael Campos; TOZATO, Dayvisson César Piovezan; DA SILVA, Denise Barbosa; COSTA, Lucimar Antônio de Almeida; DOURADO, Diane Kerlem de Almeida. INCLUSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS E IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO CEARÁ NO SÉCULO XXI. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 7343–7364, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-163. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3333. Acesso em: 5 dez. 2025.