INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE SIMULADORES DIDÁTICOS SUBSTITUTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DO EXAME DO SISTEMA GENITURINÁRIO DA ESPÉCIE CANINA E FELINA - RELATO TÉCNICO

Autores

  • André Luiz Baptista Galvão Autor
  • Simone Rodrigues Silva Autor
  • Gilmar Alves Silva Autor
  • Denise Andrade do Nascimento Autor
  • Fernanda Carlini Cunha dos Santos Autor
  • Leandro Sérgio Alves da Silva Filho Autor
  • Yann Cézar Malinowski Amorim Autor
  • Leandro Lucas Figueiredo de Aguiar Autor
  • Gabriel de Lucas Galindo Malaquias Autor
  • Ernesto Calle Colina Autor
  • Ivanise Maria Rizzatti Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-106

Palavras-chave:

Bem-estar Animal, Ética, Didática

Resumo

O uso de animais vivos nas práticas de ensino superior, estão sendo desencorajadas. Para isso, alternativas no uso de substitutos de animais são motivadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal Para Produção, Manutenção ou Utilização de Animais e Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. Nesse cenário, as práticas de ensino se tornam desafiadoras nas disciplinas profissionalizantes da graduação do curso de medicina veterinária. Com a inovação tecnológica e avançados recursos de pesquisa, o perfil do universitário atual difere das décadas anteriores. Ademais, a exigência do mercado de trabalho, na qualificação profissional e na capacidade na resolução de problemas, também são fatores importantes na formação do médico veterinário. Considerando o supracitado, objetivou-se apresentar um relato técnico do uso da metodologia de ensino Keller na proposta de inovação tecnológica na construção de simuladores didáticos do sistema geniturinário da espécie canina e felina para fins de ensino superior e práticas de extensão. Para isso, cinco graduandos de um curso de medicina veterinária, foram convidados para construção de modelos dos simuladores supracitados, utilizando a metodologia Keller, sob a supervisão de um docente. Como produtos finais, para o ensino do sistema urogenital da espécie felina e canina, foram construídos: um simulador de cadela com as glândulas mamárias; um simulador de gata para avaliação das glândulas mamárias; um simulador de cão macho fértil; um simulador de cão macho castrado e um simulador de gato fértil. Os simuladores acima mencionados permitiram o aprendizado da sondagem uretral de cães, gatos e cadelas, bem como a avaliação das glândulas mamárias. Nas práticas de ensino superior, os simuladores foram utilizados por 229 discentes nas disciplinas profissionalizantes de um curso de medicina veterinária e 440 visitantes populares em exposições apreciaram o direcionamento em prevenção de tumores nas campanhas Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet. A metodologia de ensino Keller utilizada, mostrou-se satisfatória e motivadora aos estudos nos discentes envolvidos. O comprometimento e entusiasmo dos discentes que participaram da proposta foi notória. A contemplação e a satisfação dos discentes no emprego dos simuladores por eles criados, em práticas de extensão na comunidade, também foi evidente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GALVÃO , André Luiz Baptista et al. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE SIMULADORES DIDÁTICOS SUBSTITUTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DO EXAME DO SISTEMA GENITURINÁRIO DA ESPÉCIE CANINA E FELINA - RELATO TÉCNICO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 6320–6332, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-106. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3266. Acesso em: 5 dez. 2025.