PIRATARIA DE GAMES E APLICATIVOS ENTRE OS JOVENS: MOTIVAÇÕES E ESTRATÉGIAS
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n1-119Keywords:
Jovens, Pirataria Digital, Games, AplicativosAbstract
Este trabalho tem como objetivo compreender os fatores que levam adolescentes a praticarem a pirataria de games e aplicativos, além de investigar estratégias eficazes para combater essa prática. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de abordagem exploratória e qualitativa, utilizando o método PRISMA e analisando artigos das bases de dados Scopus e Web of Science, publicados entre 2009 a 2024. Entre os fatores motivacionais identificados, destacaram-se a dificuldade de autocontrole, a influência de pares, a falta de supervisão parental e a percepção equivocada da legalidade. A principal motivação foi a dificuldade de autocontrole, frequentemente associada à indiferença parental e ao uso excessivo de dispositivos digitais. Quanto às estratégias, sobressaíram-se ações educativas, investimento em educação, uso de versões gratuitas ou de baixo custo de aplicativos e acompanhamento dos responsáveis. As ações educativas se mostraram as mais eficazes, superando as medidas punitivas. Conclui-se que diversos fatores contribuem para a prática de pirataria digital entre adolescentes e que estratégias educativas bem estruturadas são fundamentais para reduzir essas práticas.