ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CAMINHOS PARA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n12-017Palavras-chave:
Currículo, Metodologias, TecnologiasResumo
O objetivo do presente artigo é investigar a relação entre currículos, metodologias e tecnologias digitais para aperfeiçoar a mediação pedagógica e a construção do conhecimento. Através de uma pesquisa bibliográfica, foram analisadas obras que abordam a inovação curricular e a utilização de tecnologias no contexto educacional, possibilitando identificar conceitos, entraves e oportunidades dessa relação na educação atual. A análise revelou que a junção desses elementos é crucial para a realização de uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada as necessidades da sociedade do século XXI, enfatizando o valor da mediação pedagógica crítica e planejada dos professores. Também foram apontados entraves como a infraestrutura inadequada, poucas políticas que contribuem a inovação e oferecimento mínimo de formações continuadas para os professores. Assim, considera-se que a pesquisa possibilitou compreender como essa relação colabora para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico, do avanço da aprendizagem, indicando também, a possibilidade para estudos futuros que aprofundem as práticas inovadoras em diferentes ambientes escolares, visando fortalecer uma educação mais eficaz e inclusiva.
Downloads
Referências
GIL, AC Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MORAN, JM; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.
SANTOS, SMA; BOECHAT, GPF; CARMO, JPG Desenvolvimento de currículos inovadores que incorporam metodologias ativas e uso de tecnologia. Revista FT, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.12615327 . Acesso em: 14 de maio de 2025.
SCHERER, S.; BRITO, G. da S. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Dossiê - Cultura digital e educação - Educ. rev., v. 36, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252 . Acesso em: 19 de maio de 2025.