POR UMA BREVE ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO FASCISTA ITALIANO
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n10-049Palavras-chave:
Fascismo, Antonio Gramsci, Emancipação HumanaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve discussão sobre o cenário fascista italiano, a partir do qual Antonio Gramsci desenvolveu seu pensamento acerca da formação das classes subalternas. Para isso, utilizamos como caminho metodológico o procedimento bibliográfico, fundamentado no materialismo histórico e dialético, por entendermos ser esse o método que melhor explica as múltiplas determinações da realidade. Compreendemos que o real é um movimento constituído por continuidades e descontinuidades, o que implica reconhecer que os fenômenos atuais podem conservar elementos do passado. É o caso do fascismo, que, embora tenha sido um movimento essencialmente italiano, teve algumas de suas características incorporadas em outros tempos e contextos históricos.
Downloads
Referências
BOLINAGA, Iñigo. Breve Historia del Fascismo. Madri: Nowtilus, 2007.
DUGGAN, Christopher. Giolitti, a primeira Guerra Mundial e a ascensão do fascismo. In: História concisa da Itália. São Paulo: Edipro, 2016.
FRESU, Gianni. Nas Trincheiras do Ocidente: Lições sobre fascismo e antifascismo. Ponta Grosa: Ed. UEPG, 2017.
GENTILE, Emílio. La via italiana al totalitarismo: Partido y estado en el régimen fascista. Tradução de Luciano Padilla. Buenos Aires : Siglo XXI Editores Argentina, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Caderno 11 (1932-1933): Introdução ao estudo da filosofia. In: Cadernos do Cárcere: Volume 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. RJ: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Escritos Políticos (1910-1920). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, V.1.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos (1921 -1926). Organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
KONDER, Leandro. Introdução ao Fascismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
LESSA, Sérgio. O estudo e o momento histórico. In: O revolucionário e o estudo: por que não estudamos?. São Paulo: Instituto Lukcás, 2014.
MORAIS, Roque. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência e Educação, v. 9, p. 191 -21, 2003.
ORWELL, George. O que é fascismo? e outros ensaios. Companhia das Letras, 2017. PARIS, Robert. As origens do fascismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.
SZNAJDER, MARIO. Fascismo e Intolerância. In: CARNEIRO, Maria Lúcia Tucci; CROCI, Federico. Tempos de fascismos: ideologias, Intolerância, Imaginário. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2010.
TOGLIATTI, Plamiro. Lições sobre o fascismo. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1978.