VERSOS QUE EDUCAM: O PAPEL DA POESIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VALORES NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n9-087Palavras-chave:
Poesia, Educação, IdentidadeResumo
Este trabalho discute o papel da poesia no espaço escolar, entendendo-a como prática educativa capaz de contribuir para a formação integral dos estudantes. A investigação parte da compreensão de que a poesia não deve ser tratada apenas como um gênero literário a ser estudado, mas como linguagem viva que promove reflexão, imaginação e construção de sentidos. Ao ser incorporada ao currículo de forma sistemática, a poesia favorece a construção de identidades, possibilitando que os estudantes reconheçam a si mesmos e ao outro no processo de aprendizagem. Além disso, contribui para o desenvolvimento de valores éticos e sociais, como respeito, solidariedade e convivência democrática. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores que discutem literatura, linguagem e educação, de modo a evidenciar a relevância da poesia na formação crítica e cidadã. Dessa forma, o estudo reafirma a necessidade de resgatar o potencial formativo da palavra poética no contexto escolar contemporâneo.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poético: arte e educação. Ano 3, no 15, out 1974.
BAKHTIN, Mikhail. “Problemática e definição”. In: Estética da criação verbal.São Paulo: Editora Martins Fontes,2000.
BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
CHAGAS, L. M. M. A palavra poética e os processos de imaginação criadora: o lugar da poesia no primeiro do ano Ensino Fundamental. In: AGUIAR, M. A. L.; SILVA, N. R.; KOERNER, R. M (Org.). Múltiplos olhares para as práticas de linguagem no espaço-tempo da sala de aula. Curitiba, Paraná: CRV, 2011. p. 43-61.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Título: Fundamentos de Metodologia Científica Edição: 8. ed. Editora: Atlas, 2017
MEIRELES, C. Cecília Meireles: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MENDONÇA E SILVA, M. R. S. de . Gêneros textuais: um importante integrante na estrutura da comunicação. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 8, p. 342–350, 2024. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/218. Acesso em: 02 Ago. 2025.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literário, 7ª. ed. Cultrix: São Paulo, 1995.
PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura Infantil: Voz de criança. São Paulo: Ática, 2003.
QUINTANA, MARIO. Nariz de vidro. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.
SANTOS, A. F.. Os impactos da COVID-19 nos processos de ensino – aprendizagem: uma pesquisa resultante do período pandêmico dos anos letivos 2021 / 2022 / 2023 no Colégio Estadual 24 de outubro no município de Aracajú – SE. Tese (Doutorado). Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 9, 2024. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/248. Acesso em: 02 Ago. 2025.
VYGOTSKI, L. S. Pensamento e palavra. In: ______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 395-486.