APLICATIVO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA PISCICULTURA DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE

Autores

  • Vinícius Mastelini Autor
  • Mario Mollo Neto Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n2-048

Palavras-chave:

Suporte a Decisão, Garantia da Qualidade, Melhoria de Processo Produtivo, Controle de Criatório, Melhoria da Competitividade

Resumo

Com a capacidade de assegurar alimentação e fonte de renda para o planeta, a piscicultura e a pesca, que já são atividades muito exercidas em todo o mundo, seguem crescendo em todo o globo. A qualidade da água para esse tipo de atividade é essencial. O controle de fatores químicos e físicos da água podem garantir o sucesso ou não da criação. Muitas são as maneiras de se analisar a qualidade da água, porém, nem todas são simples ou de fácil manejo. A crescente utilização de dispositivos móveis vem buscando facilitar essa tarefa, colaborando cada dia mais com essas e outras atividades. Visando corroborar com essa evolução, o aplicativo “Water Quality Monitor” foi modelado e desenvolvido, com o objetivo de fornecer, de maneira simples, fácil e acessível, informações relevantes sobre cenários de qualidade da água para criação de peixes da espécie tilápia-do-Nilo, em meio de criação de tanque-rede. A metodologia de desenvolvimento do aplicativo se embasou no Rational Unified Process, voltada a objetos dentro da programação e estruturada por diagramas UML. A modelagem final mostrou-se capaz de embasar a construção de um aplicativo para atender aos requisitos esperados para a avaliação da qualidade da água, que durante seu uso, permitiu o controle de fatores químicos e físicos da água, garantindo o sucesso da criação, ou indicando soluções mitigadoras para as correções necessárias ao processo, sendo posteriormente validado em um estudo de caso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MASTELINI, Vinícius; NETO, Mario Mollo. APLICATIVO PARA ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA PISCICULTURA DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1261–1282, 2024. DOI: 10.56238/arev6n2-048. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/716. Acesso em: 9 jan. 2026.