UMA INTELECTUAL NA PERIFERIA DO CAPITALISMO: UMA CARTOGRAFIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n8-036Palavras-chave:
Carolina Maria de Jesus, Escrevivência, Crítica Cultural, Periferia do Capitalismo, Stuart HallResumo
Este artigo propõe uma análise de fragmentos das obras “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita” de Carolina Maria de Jesus, como uma cartografia da experiência negra e periférica no Brasil, articulando-a com a crítica cultural. A partir da noção de "escrevivência", cunhada por Conceição Evaristo, o texto explora como Carolina Maria de Jesus constrói uma narrativa que desvela as contradições do capitalismo periférico e a violência estrutural do imperialismo, tal como Stuart Hall discute em “A Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. O artigo argumenta que a escrita de Carolina, revela tanto os documentos de cultura quanto os de barbárie, desafiando a perspectiva hegemônica dos vencedores.
Downloads
Referências
COWLING, Camillia. Concebendo a Liberdade. Mulher de Cor, Gênero e a Abolição da Escravidão nas Cidades de Havana e Rio de Janeiro. Tradução de Patrícia Ramos Geremias e Clemente Penna. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós - reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI Editora, 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. 64 p. ISBN 978-8583160076.
DUARTE, Constância Lima (Comp.); CÔRTES, Cristiane (Comp.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2023. 376 p. ISBN 978-8592736958.
MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para discussão: mapeando as margens: interseccionalidade, políticas de identidade e violência contra mulheres de cor. Tradução de Carla Akotirene. Salvador: Ed. do Autor, 2018.