MODELO ALTIMÉTRICO OBTIDO POR GNSS, TOPOGRAFIA E RPA PARA GESTÃO DE INUNDAÇÕES URBANAS: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO PORTO, PELOTAS-RS

Autores

  • Luciano Martins Tavares Autor
  • Tássia Parada Sampaio Autor
  • Tainara Goulart Corrêa Autor
  • Pascal Silas Thue Autor
  • Andrea Souza Castro Autor
  • Diuliana Leandro Autor
  • Maurizio Silveira Quadros Autor
  • Robson Andreazza Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n7-125

Palavras-chave:

SIG (Sistema de Informação Geográfica), Modelagem hidrológica, Inundações urbanas, Altimetria, Acurácia

Resumo

A urbanização acelerada e as mudanças climáticas têm intensificado inundações e alagamentos em áreas urbanas, demandando ferramentas eficazes para análise e mitigação de riscos. A impermeabilização do solo aumenta a vulnerabilidade das cidades a eventos hidrológicos extremos. Este estudo aplica geotecnologias na identificação de áreas críticas de risco hidrológico no bairro Porto, em Pelotas-RS, utilizando sensoriamento remoto e SIG. A metodologia empregou imagens aerofotogramétricas de alta resolução capturadas por RPAS e dados planialtimétricos precisos por GNSS e topografia, gerando ortomosaico georreferenciado e Modelo Digital de Elevação detalhado da área. A análise incluiu rigorosa avaliação da exatidão cartográfica dos produtos gerados e estudo aprofundado da suscetibilidade a inundações baseada em parâmetros topográficos e características do terreno. Os resultados evidenciaram variações altimétricas em torno de um metro no tecido urbano e identificaram áreas particularmente vulneráveis a alagamentos, permitindo a classificação de zonas de risco. A análise bibliométrica complementar demonstrou a crescente relevância do aprendizado de máquina e modelagem hidrodinâmica na previsão e gestão de riscos urbanos, indicando tendências metodológicas promissoras. O estudo conclui que a integração sistemática de geotecnologias permite diagnóstico preciso de áreas críticas, contribuindo para políticas públicas efetivas de gestão de riscos e planejamento urbano sustentável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à gestão hídrica, desenvolvimento urbano resiliente e proteção ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TAVARES, Luciano Martins; SAMPAIO, Tássia Parada; CORRÊA, Tainara Goulart; THUE, Pascal Silas; CASTRO, Andrea Souza; LEANDRO, Diuliana; QUADROS, Maurizio Silveira; ANDREAZZA, Robson. MODELO ALTIMÉTRICO OBTIDO POR GNSS, TOPOGRAFIA E RPA PARA GESTÃO DE INUNDAÇÕES URBANAS: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO PORTO, PELOTAS-RS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 7, p. 37359–37377, 2025. DOI: 10.56238/arev7n7-125. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/6500. Acesso em: 8 dez. 2025.