EFEITO DA MIELOENCEFALITE EQUINA POR PROTOZOÁRIO (MEP) E/OU O TRATAMENTO COM DARAPRIM® E TRIBRISSEM® SOBRE A MOTILIDADE E CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA DE UM GARANHÃO DA RAÇA ÁRABE

Autores

  • José Frederico Straggiotti Silva Autor
  • Sérgio Aguiar de Barros Vianna Autor
  • Francisco Carlos Rodrigues de Oliveira Autor
  • Júlia Eller Pedretti Autor
  • Paulo Roberto de Oliveira Almeida Filho Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n7-002

Palavras-chave:

Mieloencefalite Eqüina por Protozoário, Garanhão, Sarcocystis neurona, Sêmen

Resumo

Mieloencefalite Equina por Protozoário (MEP) é uma patologia neurológica causada pela migração do protozoário Sarcocystis neurona (falcatula) no Sistema Nervoso Central (SNC). A MEP é frequentemente uma doença progressivamente debilitante que afeta o SNC dos cavalos. Sinais clínicos variam de agudos a crônicos, com início insidioso de sinais focais ou multifocais de doença neurológica envolvendo o cérebro e/ou medula espinhal, resultando em um envolvimento difuso e assimétrico do SNC. Os primeiros sinais da doença, como tropeços e batidas frequentes entre os membros podem ser facilmente confundidos com claudicação. Os cavalos afetados com MEP geralmente experimentam uma progressão gradual na gravidade e variedade de sinais clínicos, incluindo ataxia. O tratamento inclui a administração de trimethoprim-sulfamethoxazole ou sulfadiazine e pyrimethamine (TMS-Pyr). Na criação equina evidências empíricas sugerem a possibilidade de efeitos adversos dos medicamentos TMS-Pyr na qualidade do sêmen, comportamento sexual e função ejaculatória. O objetivo deste relato foi o de evidenciar e avaliar o efeito da patologia/tratamento nas características seminais, comportamento sexual e função ejaculatória de um garanhão acometido de MEP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA , José Frederico Straggiotti; VIANNA, Sérgio Aguiar de Barros; DE OLIVEIRA, Francisco Carlos Rodrigues; PEDRETTI, Júlia Eller; ALMEIDA FILHO, Paulo Roberto de Oliveira. EFEITO DA MIELOENCEFALITE EQUINA POR PROTOZOÁRIO (MEP) E/OU O TRATAMENTO COM DARAPRIM® E TRIBRISSEM® SOBRE A MOTILIDADE E CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA DE UM GARANHÃO DA RAÇA ÁRABE. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 7, p. 35160–35175, 2025. DOI: 10.56238/arev7n7-002. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/6278. Acesso em: 8 dez. 2025.