PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS COMO DIRETRIZES CURRICULARES EDUCACIONAIS PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL II DO CRATO (CE)

Autores

  • Cícero Erivaldo de Lima Autor
  • Luciano Sergio Ventin Bomfim Autor
  • Anna Christina Freire Barbosa Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-391

Palavras-chave:

Currículo, Convivência, Família Camponesa, Educação

Resumo

O presente artigo trata das práticas agroecológicas trabalhadas pelas unidades escolares do Ensino Fundamental ll no Crato (CE). O estudo foi concebido pela realidade ambiental vivida, tendo em vista a busca de soluções para evitar ações predatórias da natureza na produção de alimentos e consequentes desequilíbrios climáticos, tendo em vista o pouco estímulo das famílias camponesas para permanência no campo e a limitada oferta de alimentos saudáveis. Objetivou-se analisar as atividades desenvolvidas nas escolas municipais que envolvam a temática, articular e produzir com a comunidade escolar diretrizes curriculares educacionais para a convivência com o Semiárido brasileiro, por meio de sugestões de ações a partir dos resultados já existentes. A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação, como instrumento balizador da pesquisa social. Conforme Minayo (2021, p.18), “toda investigação se inicia por um problema com uma questão”. Nesse sentido, a coleta de dados se deu por amostragem, com respostas a formulários eletrônicos e escritos de gestores, professores e alunos, aplicados em quatro no universo de nove escolas rurais do Fundamental ll no município, em distintas e estratégicas localizações geográficas. Foram realizadas visitas e reuniões com gestores, secretarias, organizações e instituições representativas. Os dados foram apreciados, tendo-se observado a existência de relevantes ações realizadas em parcerias com a comunidade. O envolvimento se concretiza por meio de formações com foco na produção de alimentos saudáveis, geração de renda e valorização das manifestações culturais. Houve significativa sensibilização dos gestores para uma futura reformulação curricular com vistas a incluir a temática em todas as unidades, após trâmites legais do Conselho Municipal de Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-05-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE LIMA, Cícero Erivaldo; BOMFIM, Luciano Sergio Ventin; BARBOSA, Anna Christina Freire. PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS COMO DIRETRIZES CURRICULARES EDUCACIONAIS PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL II DO CRATO (CE). ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 27773–27784, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-391. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5437. Acesso em: 5 dez. 2025.