CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE QUEIJO DE MANTEIGA ARTESANAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROTEÇÃO DA TRADIÇÃO E INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NO SERIDÓ, REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA

Autores

  • Samárah Albanez Veras de Souza Queiroz Autor
  • Danielle Cavalcanti Sales Autor
  • Emmanuella de Oliveira Moura Araújo Autor
  • Manoel Pereira Neto Autor
  • Marta Maria Souza Matos Autor
  • Josemir Araújo Neves Autor
  • Kessianny Cristina de Souza Autor
  • Stela Antas Urbano Autor
  • Sérgio Marques Júnior Autor
  • Adriano Henrique do Nascimento Rangel Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-358

Palavras-chave:

Alimentos tradicionais, Processamento de alimentos, Queijo artesanal, Queijo de leite cru, Valorização territorial

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de informações sobre as características da produção de queijos de manteiga elaborados de forma não industrial na Região Semiárida do Brasil, e auxiliar na identificação de um padrão na produção para embasar ações posteriores de reconhecimento oficial e proteção dos queijos tradicionais da região, como ocorreu em outras regiões brasileiras e do mundo.  A pesquisa de campo foi realizada no território Seridó no estado do Rio Grande do Norte, onde há tradição na produção de Queijo de Manteiga artesanal. Foram entrevistados 200 produtores de queijos na Região Seridó, e partir deste grupo foram selecionados 87 produtores de Queijo de Manteiga artesanal. A Região Seridó possui tradição na produção do Queijo de Manteiga, mas foi identificado que não há padronização nas etapas de fabricação, como no tempo de coagulação e dessoragem, e na utilização de insumos (exemplo: quantidade de manteiga adicionada à massa). Os resultados deste diagnóstico revelam a necessidade de se promover orientação técnica e capacitação dos produtores para adequar processos e instalações, preservando o modo de fazer tradicional, a qualidade e a segurança dos queijos de manteiga do Seridó. A implementação conjunta de políticas públicas adequadas, o investimento em assistência técnica e capacitação, e a divulgação da legislação para produção artesanal são fundamentais para que se preserve o modo tradicional de fabricação e se avance na proteção e indicação geográfica do queijo de manteiga. A experiência relatada no estudo pode ser extrapolada para o contexto de outros produtos tradicionais em qualquer parte do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-05-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUEIROZ, Samárah Albanez Veras de Souza et al. CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE QUEIJO DE MANTEIGA ARTESANAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROTEÇÃO DA TRADIÇÃO E INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NO SERIDÓ, REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 27235–27280, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-358. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/5376. Acesso em: 5 dez. 2025.