O VELHO DILEMA DAS MULHERES BRASILEIRAS EM NOVAS FACETAS: TRABALHO, MATERNIDADE E LIDERANÇA FEMININA NA ATUALIDADE

Autores

  • Amanda Pereira Freitas Autor
  • Marianne Ramos Feijó Autor
  • Hugo Ferrari Cardoso Autor
  • Mário Lázaro Camargo Autor
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-097

Palavras-chave:

Psicologia Organizacional e do Trabalho, Liderança Feminina, Maternidade, Desigualdade de Gênero, Estereótipos de Gênero

Resumo

A desigualdade de gênero, fruto de uma cultura patriarcal presente e atuante há séculos, estrutura as relações sociais até o presente momento em várias nações do globo, violentando as mulheres em diversos âmbitos da vida, principalmente nos espaços de trabalho. Ser mulher-mãe-líder expressa os desafios impostos pelo machismo. A maternidade tem sido apontada como barreira para a ascensão na carreira, ou mesmo para a permanência das mulheres em posições de liderança nas organizações de trabalho, além de justificativa para a diferença salarial em relação a homens que ocupam postos de trabalho semelhantes, mas não necessariamente com a mesma qualificação profissional. Atrelado a isso, o conflito trabalho-família aparece sob a forma de dilema para muitas mulheres que são atravessadas pelos estereótipos e preconceitos produzidos pelos papéis sociais de gênero. Diante deste contexto, esse estudo buscou analisar as publicações científicas recentes que versam sobre a maternidade como um desafio à liderança feminina. Utilizamo-nos do método da revisão integrativa de literatura para o alcance dos dados, com a aplicação dos descritores: “liderança”, “carreira”, “liderança feminina”, “maternidade” e “mulheres”, nas bases de dados: PePSIC, SciELO e Scholar Google, considerando a produção em português dos últimos cinco anos. Tal busca, resultou em 18 textos analisados que apontaram para o dilema da mulher pós-moderna expresso no conflito trabalho-família-lazer. Ora a maternidade aparece como um dificultador da ascensão ou permanência na carreira, ora atribui às mulheres-líderes estereótipos de “docilidade”, “cuidado”, “sensibilidade” ou “autoritarismo”. Conclui-se que apesar do aumento dos estudos voltados para a temática do protagonismo feminino, alguns deles ainda mantém estereótipos que reproduzem a discriminação das mulheres, enquanto outros trabalhos possibilitam discussões atuais sobre os desafios e potencialidades das mulheres-mães-líderes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Amanda Pereira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CARDOSO, Hugo Ferrari; CAMARGO, Mário Lázaro; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O VELHO DILEMA DAS MULHERES BRASILEIRAS EM NOVAS FACETAS: TRABALHO, MATERNIDADE E LIDERANÇA FEMININA NA ATUALIDADE. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 22515–22544, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-097. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4901. Acesso em: 5 dez. 2025.