METODOLOGIA MISTA NO ESTUDO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DE REGENTES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Bernardo Grings Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n5-027

Palavras-chave:

Metodologia Mista, Pesquisa Sequencial Explanatória, Educação Musical, Crenças de Autoeficácia, Metodologia de Pesquisa

Resumo

A investigação de constructos psicológicos complexos, como as Crenças de Autoeficácia (CAE) no contexto específico da atuação de professores como regentes de grupos musicais em escolas de educação básica, apresenta desafios singulares. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a aplicação, os desafios e as contribuições da metodologia mista sequencial explanatória, utilizada em uma pesquisa de doutorado sobre as CAE de regentes de grupos musicais escolares no Brasil. A pesquisa original adotou um design QUAN -> qual, iniciando com uma etapa quantitativa (Survey) para mapear o perfil e o grau das CAE de 147 regentes, seguida por uma etapa qualitativa (estudo de entrevistas) com sete regentes selecionados a partir da primeira fase, visando aprofundar a compreensão sobre as fontes formadoras dessas crenças. A discussão metodológica evidencia desafios como a gestão do tempo para a condução das duas fases, a necessidade de expertise em ambas as abordagens (quantitativa e qualitativa) e a complexidade inerente à seleção de participantes e à integração dos dados. Contudo, a abordagem mista demonstrou contribuições significativas, como a obtenção de uma visão panorâmica (QUAN) complementada pelo aprofundamento das experiências individuais (QUAL), permitindo explicar e contextualizar resultados quantitativos e alcançando uma compreensão mais completa e robusta do fenômeno. Conclui-se que, apesar dos desafios, a metodologia mista sequencial explanatória oferece um caminho valioso e potente para investigar fenômenos multifacetados na educação musical, fornecendo insights mais ricos do que abordagens isoladas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GRINGS, Bernardo. METODOLOGIA MISTA NO ESTUDO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DE REGENTES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 5, p. 21477–21485, 2025. DOI: 10.56238/arev7n5-027. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4818. Acesso em: 5 dez. 2025.